sexta-feira, 16 de abril de 2010

REGRESSO À PARÓQUIA!


"É nas taças que se entorna o tempo" [Guimarães Rosa]

Este viçoso estabelecimento, discreto nas reimpressões e libérrimo para a correcção das "miudezas da vida", andou folgado & em trabalhos d’arrumação e aprumo. Na verdade, como bem nos disse Max Jacob:"tudo o que existe está situado". E assim foi, porque as "obras son amores" de calendário e não há, de facto, o risco de morrer de tédio. Deixámos as antiqualhas, a maledicência e ferros curtos para outros, e, é verdade, não frequentámos os actos. Reaprendemos as leituras d’ocasião, as marginálias, os recortes, marcámos jornais e revistas, aplicamo-nos no excesso dos textos malditos, curámos instruções e fomos estranhamente ociosos no recreio. Ordenámos o espírito.

Com proba lucidez formámos cadernos, pastas cartonadas, bordámos papel, raspámos livros, cosemos folhas & papéis, alceámos velhos cadernos, consolidámos a livralhada e papel velho. Subimos estantes, viajámos na livraria (qual António Francisco Barata!) e ordenámos o caos.

Lá por fora, o tumor da bancarrota não nos fez usar a erva das "sezões". A paróquia do sr. Sócrates & Amigos é uma "febre" insana ou lugar "mal frequentado", que nem a colherada do BCE ou a crónica do FMI (que por aí vem, de mansinho) nos tira do sério. O corpo há muito se habituou a tão danosa gente. O choro folhetinesco sobre a economia, o deficit, a corrupção em trânsito do país, a falta de carácter dos governantes, a decadência das instituições nesta "fermosa estrivaria", as epístolas cúmplices do dr.Cavaco ou o gorjeio das oposições, são assunto para jornaleiros & indígenas protegidos e proveitosos para essa curiosa cáfila de economistas que se espalham por todo o lado, primorosos a enriquecer de teorias (nunca verificadas) a mioleira do gentio (que treme de medo ao ouvir o iluminado dr. Cantigas Esteves ou o evangelista Silva Lopes) e o seu próprio bolso. Nada de espanto!

E, com a bazófia e logro dessa estranha gente, fica reparada a mansidão indígena, para que a "vidinha" continue. Para nós, que não temos obra a fazer nem cabedal a cobiçar, lembramo-nos, sempre, do que disse Lincoln Ralphs: "Os nossos pais talvez não estivessem seguros sobre o que o futuro poderia ser, mas raramente punham em dúvida que viesse a haver futuro". Ámen!