terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

NOTÍCIAS DA FRENTE


"Fartar, gatos, que é dia de Entrudo"

É conforme eminentes sábios, que no minguante de Fevereiro se apanham as canas & vimes para "fazer cestos e obras grossas" [de novo o grande Palladio dixit]. E que ao se ouvirem os primeiros trovões do ano, há lugar a geada e, claro, pouca fruta [à atenção do Sr. Pinto da Costa]. Deste modo, os ensaios para novíssima biblioteca de V. Excia estão consolidados. A garimpagem bibliófila [na feliz dica de mestre Mindlin] será, pois, generosa, mesmo se o cabedal da fortuna está sombrio, por mor do sr. Teixeira dos Santos. É ocasião para enterrar os monos, ou couve-flores, dos novíssimos poetas indígenas, organizar o arquivo, limpar e colar lombadas, fazer anotações à margem e, principalmente, retirar os velhos livros dos nossos estimados clássicos dos armários. O coleccionador é um arrumador, apaixonado.

Depois? Bem depois ...

"Um pouco de sol
Num nada de sal
Virgem na praia.
Azul seu raio a medo o olhar criou.
Tão redonda na onda arfa uma saia?
Foi ela ou o meu dizer que se afogou?
" [Vitorino Nemésio ... claro!]

- a semanada não será suficiente sem ir ao Leilão da Livraria Antiquária do Calhariz (sob direcção de José Manuel Rodrigues), nos dias 17-18-19 (21 horas) na Casa da Imprensa, à Rua da Horta Seca, 20. Trata-se do Leilão de uma "valiosa e variada Biblioteca composta de Livros e Manuscritos, com destaque para Impressões Quinhentistas, Seiscentistas, História, Religião, Ciência, Literatura Clássica, Descobrimentos, Viagens, Arte, etc". Os leilões de José Manuel Rodrigues são aliciantes e desafiadores. Nunca se deve perdê-los! Voltaremos ao tema amanhã, mas entretanto pode consultar AQUI a referência feita pelo nosso camarada A. Mendonça, no Almanaque Republicano.

- a Livraria In-Libris compôs, para o amador de livros, um interessante Catálogo que reúne um ajuntamento de peças bibliográficas curiosas e incontráveis. Desde logo "Les Caractères de la Tragédie, publié d’aprés un manuscrit atribué a la Bruyére" (1870), uma peça de colecção; depois, mesmo a propósito destes infaustos tempos, a vibrante prelecção de Santo Agostinho (na edição da saudosa livraria Atlântida) “Contra os Académicos"; segue-se a rara edição do "Obscuro Dominio" de Eugénio da Andrade, com desenhos e sobrecapa de José Rodrigues; ainda as "Canções" de mestre António Botto, na sua melhorada 2ª ed.; para bibliófilos encartados, apresenta-se o "Catálogo das Obras Impressas nos Séculos XV e XVI", em II vols, com magnificas ilustrações; alguns livros publicados pela lendária & etc.; a curiosa narrativa d’A Grande Catastrophe do Theatro Baquet, de Jaime Filinto (1888); a rara peça poética de Garrett, "Lyrica de Joao Minimo" (1829); o estimado "Deux Cents Patiences Napoléon", pelo Barão Hugues, obra familiar para o jogo das paciências, e muito fresco para as noites de espera da demissão do sr. Sócrates; as competentes "Memorias de un Librero Catalon", pelo livreiro Antonio Palau y Dulcet; e o mais que AQUI pode voluptuosamente garimpar.

- informa-se, tardiamente é certo, que saiu novo Catálogo da contagiosa Livraria Bizantina, acima do Tavares Rico, sob direcção do nosso habilitado livreiro Carlos Bobone. Temos saudades desse generoso lugar de culto (o Tavares e a Bizantina), pelo que prometemos ser breves.

- está online o inexcedível Boletim (nº98) do livreiro J. A. Telles da Sylva, que, como sempre, reproduz copiosa informação sobre as peças bibliográficas e os seus autores. De consulta obrigatória para o amador de livros.

- a não perder as "Últimas Aquisições" da Livraria Olisipo, ancorada no Largo Trindade Coelho (Lisboa). No caminho vá visitar a Artes & Letras, mesmo ao lado. Pode, de permeio, beber um tinto (ou branco) no curioso estabelecimento que fica entre essas duas livrarias. E que era um dos locais de "desporto líquido" do mestre Luís Pacheco. Talvez a sua alma inspire V. Excia ao dever do ofício.