quarta-feira, 19 de agosto de 2009

NOTÍCIAS DO VERANEIO


NOTÍCIAS DO VERANEIO

"alguma coisa onde a tua mão
escrevesse cartas para chover
e eu partisse a fumar
e o fumo fosse para se ler
" [Ant. José Forte]

1. PASSEIOS PERIPATÉTICOS: Oliveira Martins (em cima na foto), o respeitável gestor das contas da paróquia – como prova do seu apuro nos buracos orçamentais e demais pastorícias – dá longas caminhadas no areal dos Allgarves. É vê-lo, rompendo a frescura da tarde e em pitoresca expedição, cismando nas erratas a fazer na repartição do pastor Sócrates. O gentio a banhos na Falésia sofre pelo seu infando cativeiro contabilístico. Nos Tomates, a tradição ainda é o que era.

2. INCURSÃO MONÁRQUICA: centenas de indígenas, que abrilhantavam com as suas caprichosas toilettes as festas amadoras no T Clube, perfilharam atónitos a milícia monárquica que tomou de assalto o castelo fortificado do sr. António Costa. O formidável ajuntamento seguiu depois, desembaraçadamente e após festim de circunstância, directamente da Quinta do Lago até ao solar do dr. Cavaco. Os Bons Primos de Faro (e Silves) riram-se do espaventoso préstimo.

3. FIM DA CRISE: comoveu o gentio do Reyno do Allgarve o decreto do fim da crise que o enternecido sr. Sócrates promulgou. Esse talentoso propagandista, repelindo a infausta "economia real" (inexistente para o douto engenheiro) e descrendo do perfil W da crise, fermentou tão copiosas teorias que os impressores do regime, de imediato, celebraram nos periódicos. O delírio (ou drama) foi tão comovente que inspirou o patético João Constâncio ("o filho do outro") para o seu teatrozinho filosófico. O engenho observou, ainda, pelo desagravo deputal do inefável regateiro Galamba (conhecido taberneiro do aparelho), a utilização de plebeísmos filológicos licenciosos ou "linguagem de hábito" para uso de futuro deputado. Eis a política, essa "putain respectueuse". Sartre dixit!

4. COSMOCÓPULA:

"O corpo é praia a boca é a nascente
e é na vulva que a areia é mais sedenta
poro a poro vou sendo o curso de água
da tua língua demasiada e lenta ...
" [Natália Correia]

5. MAGNIFICAT: "Aconteceu-me uma poesia" [F. Pessoa]

Off. aos Excelentíssimos Ledores, com todas as licenças do sra. Lurdes Rodrigues, e ordinário com privilégio Socrático por 4 anos, com Censura da E.R.C.. Vende-se na loja da Kadoc, e na esquina do Liberto’s.