sexta-feira, 29 de maio de 2009


O PREC DO DR. VITAL

Nota educativa ou repositório de curiosidades & reflexões do cardeal Mazarin que deve observar o candidato independente do mundo do sr. Sócrates e da tortura de Maria de Lurdes em quaesquer invectivas apologéticas para uso do vulgo em sessões de esclarecimento & outros logares do termo:

"Se num compromisso escrito, descobres algum risco que te possa lesar, acrescenta algumas cláusulas vagas para poderes interpretá-lo diferentemente. Por exemplo, aquando da rendição de uma cidade, promete respeitar todos os bens dos habitantes, contanto que nenhuma desordem nem rebelião se produza – sem precisar se se trata de desordens devidas à população no seu conjunto ou apenas provocadas por um punhado de indivíduos (que, de resto, podem ser pessoas da tua própria confiança). Depois, se te convier, ou se a justiça o exigir, poderás anular o teu compromisso.
Faças tu as promessas que fizeres, age sempre como acabo de te indicar: depois terás facilidade em faltar".

"Finge-te bem informado acerca de um caso de que, na realidade, não sabes grande coisa, na presença de pessoas das quais tenhas motivos para crer que estão perfeitamente ao corrente: verás que se trairão, ao corrigirem o que disseste".

in "Mazarin. Breviário dos Políticos", Guimarães, 1997.
Gravura: de Antero Valério.