domingo, 1 de fevereiro de 2009


Náusea

"Nós vivemos do eco das coisas e neste mundo de pernas para o ar, é ele que suscita o grito" [Karl Kraus]

Perante uma das maiores crises económicas e sociais que há memória (e, já agora, de que se não vê remédio) nesta paróquia ou quintal desventurado, a choldra esquece tudo e mergulha definitivamente em convictos exercícios espirituais e, dado o jejum quebrado, em curiosas bênções ofertadas ao governante (genuflexão, respeitosa!). O caso Freeport dá o mote. Ele é insinuações de boca a boca, infamantes cabalas, guerras exuberantes, poderes ocultos, urdimentos conscienciosos e o que mais se verá. As personagens estão aí. Os factos, também. A justiça, nem por isso.

Os indígenas, sovados que foram estes anos de campanha negra Sócratista, abraçam a celeuma, avivando as mazelas políticas de todos estes anos, alimentando (ingenuamente) a fogueira dos media. A engenhosa governação, inçada pela fluidez da novela "presumidamente orquestrada" (Sócrates+Santos Silva, dixit) por duvidosa gente, adverte vergonhosamente, ameaça atrevidamente e engendra a vitimização. A democracia e o estado de direito estão a banhos, enquanto o sr. Presidente da República pratica o golf. A fazenda é, doravante, um depósito de gente sem civismo.

A miséria moral que resulta disto tudo - desta vez - não autoriza a deixar de fora o sr. P.G.R. e o Ministério Público (via entrevista de Cândida Almeida), tal foi a desastrada e provocatória intervenção com que nos distinguiram esta semana. Sem surpresa, o silêncio sobre este lamaçal que é o exercício da justiça em Portugal existe apenas por parte do entediante Alberto Costa, apenas o pior ministro de sempre. Tal vulto jamé se "molha", na sua preclara quanto insana ocupação de reformar (?) o sistema judicial.

Alguns reparos & outros pecadilhos:

1. O caso Freeport (muitos mais, decerto, existem na mesma situação) dormiu no regaço da investigação durante anos. A putativa explicação para tal aconchego nunca se entendeu. Uma explicação séria e sustentada (e só essa) sobre a inoperância da investigação deveria ter sido dada pela PGR ou, do mesmo modo, pela dra Cândida Almeida. Os cidadãos tinham esse direito. Debalde, foi. A desordem e a gravidade da coisa têm aqui a sua raiz. Manobras corporativas e apoios velados ao poder, não são admissíveis. Mais ainda quando há verdadeiras ameaças de quem governa, dadas as insinuações sobre forças "obscuras" pairando sobre a pátria e que ninguém entende.

2. O caso Freeport sendo um caso policial, também é político. De muito gravidade, face ao ponto onde chegou. Porém tal não permite que a informação e contra-informação se torne um lugar comum ou que de uma qualquer trincheira saia, inesperadamente, um soundbyte para recriar as audiências (reabertura do caso Siresp, ou melhor do surgimento de Santana Lopes, assunto que já cá faltava para entreter o gentio). Se vale tudo, haja decoro e investigue-se mesmo tudo. Exemplos não faltam na escola do bloco central dos interesses.

Por último, é curioso que o governo que mais propaganda faz – superiormente assessorado por desinquietos jornalistas (e que regressam depois ao "seu" jornal, como se nada se tivesse passado e sem que se conheça qualquer declaração de interesses) - seja, também, aquele que constrói as mais despudorados teorias conspirativas, que como tal só podem ter eco por gente dos jornais. Mas não vale a pena o incómodo disso tudo. É que a melhor propaganda anti-Sócrates é deixar o sr. Augusto Santos Silva falar. Simples e sem visco.