quinta-feira, 18 de dezembro de 2008


Para o INDEX de Lurdes Rodrigues

"Nada deve ser mais importante nem mais desejável (…) do que preservar a boa disposição dos professores (...). É nisso que reside o maior segredo do bom funcionamento das escolas (...).

Quando um professor desempenha o seu ministério com zelo e diligência, não seja esse o pretexto para o sobrecarregar ainda mais e o manter por mais tempo naquele encargo. De outro modo os professores começarão a desempenhar os seus deveres com mais indiferença e negligência, para que não lhes suceda o mesmo. 'Incentivar e valorizar a sua produção literária: porque 'a honra eleva as artes.' (...)

Em meses alternados, pelo menos, o reitor deverá chamar os professores (…) e perguntar-lhes-á, com benevolência, se lhes falta alguma coisa, se algo os impede de avançar nos estudos e outras coisas do género. Isto se aplique não só com todos os professores em geral, nas reuniões habituais, mas também com cada um em particular, a fim de que o reitor possa dar-lhes mais livremente sinais da sua benevolência, e eles próprios possam confessar as suas necessidades, com maior liberdade e confiança. Todas estas coisas concorrem grandemente para o amor e a união dos mestres com o seu superior. Além disso, o superior tem assim possibilidade de fazer com maior proveito algum reparo aos professores, se disso houver necessidade (...)"

texto com várias citações da "Ratio Studiorum da Companhia de Jesus" (1586 e de 1599) - retirados d'AQUI

video: via EDUCAR

Enfim, um curioso desejo de Feliz Ano Novo da Lisboa Editora e que (decerto) cairá no longo Index da sra. Lurdes Rodrigues. Esperem para ver!