quinta-feira, 6 de novembro de 2008


A Coisa da Madeira

As tolices, palavrórios e mútuas injúrias, admiravelmente continuadas dos deputados da Assembleia Legislativa da Madeira, sempre pitorescamente acoitadas por Alberto João – esse trágico César da modernidade –, fazem a chacota, o riso e desprezo do gentio, imortalizando para sempre aquelas curiosas personagens.

Aponta-se quase sempre o estilo e o disparate desses inefáveis farsistas da coisa pública como resultado de um provincianismo ignorante, de um intrincado uso da palavra e do verbo ou, mesmo, do estigma da inexistência & uso de tradições democráticas, que obstinadamente e curiosamente imperam já depois da ditadura. O cadastro da coisa é enorme. Bem como os prevaricadores e o bate palmas de alguns dos incondicionais do PSD e seus acólitos. A valentia dessa gente toda diz muito sobre o país que temos.

O caso dos constantes "mimos" entre esses peritos do vitupério, sendo cómico ou trágico segundo os seus ledores, tomou hoje, porém, uma intolerância inaceitável. O grupo de deputados do PSD/Madeira decidiu "adiar as próximas sessões plenárias do Parlamento madeirense", em resposta às aleivosias de um deputado da oposição, como se o Parlamento fosse coisa sua. O grotesco desta decisão toma as raias de absurdo quando se assistiu ao impedimento físico de entrada no Parlamento do deputado prevaricador por um "comando" privado de seguranças (sem poder jurídico para tal), como se de uma casa privativa se tratasse.

Não se trata, já, de nos rirmos da bagunça constante no parlamento madeirense ou da sua repugnante agitação, mas sim de observar a existência de um vergonhoso abuso do poder, que confirma a mais completa inexistência de um estado de direito democrático. Que isso não incomode a sra. Ferreira Leite ou que possa merecer o silêncio do sr. Cavaco Silva, não se estranha nem surpreende. A coisa não é mais que a observância do enorme charco onde estamos atolados. Da prática política do sr. Sócrates à teoria política do dr. Cavaco, a diferença é nenhuma. As almas são, justificadamente, iguais. Santa miséria!