domingo, 26 de outubro de 2008


JOSÉ CARDOSO PIRES: 10 ANOS DEPOIS

... Cardoso Pires morreu na madrugada de 26 de Outubro de 1998 (...)

'O Zé era um homem eternamente solitário apesar de estar sempre rodeado de gente'. Lobo Antunes [António]conta que em casa dele havia muito poucos livros e que não havia um único livro seu à vista. 'Tinha muito pudor'. Recebia imensos livros, rasgava a página da dedicatória e deitava fora o resto, revela. Tal como não tinh fotografias suas ou da família na sala mas tinha três do Hemingway (...)

in Cláudia Moura, "Um Escritor não chora", Notícias Magazine (D.N./J.N.), 26/10/2008

... Antes do seu primeiro exílio, em 1959, fundou e coordenou a revista Almanaque, com uma redacção composta por Augusto Abelaira, José Cutileiro, Luís de Sttau Monteiro, Alexandre O'Neill e Vasco Pulido Valente. 'O programa era simples: ridicularizar os cosmopolitismos como sinónimos de provincianismo, sacudir os bonzos e demonstrar que a austeridade é uma capa do medo e da ausência de imaginação', disse a Portela [Artur]. Mais tarde, com Vítor Silva Tavares, fundou o suplemento & etc. do Jornal do Fundão, para depois dirigir o Suplemento Literário e A Mosca, ambos do Diário de Lisboa (...)

no auto-retrato Fumar ao Espelho [Cardoso Pires] questionava 'E agora, José?'. 'A cada interrogação aspira, fundo e lento, até o morrão do cigarro abrir brasa no vidro do espelho, e há altura em que pensa de alto 'Acta est fabula', se assim me posso exprimir em sinal de despedida (...) E com esta me despeço, adeus até outro dia, e que a terra nos seja leve por muitos anos e bons neste lugar e nesta companhia'.

in César Avó, "E agora, José?", revista Tabu, nº111, 25/10/2008