quinta-feira, 15 de maio de 2008


Os fumos de Bettencourt Resendes

Mário Bettencourt Resendes & Luís Delgado são dois comentadores com insígnias governamentais. Vigiam - quase sempre pela calada da noute - o corpo, o rosto e os lábios dos ministros e de outras obscenas figuras nativas. Na paróquia ninguém, com zelo, os bate. Quase sempre, o indígena, em prostração intelectual, fica confidente. E a canalha, fatigada na sábia leitura de Sousa Tavares filho, deslumbra-se. Por outro lado, os governantes domésticos – esses missionários da coisa pública - temem-nos. E o sermão político agradece, no seu estranhar.

Delgado & Resendes – por singular heresia - nunca aparecem desprevenidos. Uma declaração de Bettencourt sobre o fato ou toillette do primeiro-ministro é inatacável. Qualquer exposição do Luís sobre a almofada ou leito (político) de um ministro é a estupefacção geral. O País conhece-os, tal como os seus putativos punhos. E a descompostura, conforme a época festiva.

Delgado é da direita circunstancial. Resendes é da esquerda filológica. O Luís é frugal na palavra e no gesto. Bettencourt apresenta a melhor frase de ouvido e é mais etnográfico nos gestos. Delgado vende bagatelas. Resendes troca pedantismos. Excelentes pavões, exibem sempre aquele aspecto feliz, como se estivessem a iniciar um conselho de ministros. Não há anemia política ou indigestão fatídica, que não sejam diagnosticadas. A isto chamam: a arte de comentar.

Ontem, na SIC-N, o pastoreamento do fumo do eng. Sócrates e do casto dr. Pinho ficou para a posteridade. Disse o sr. Resendes, crente na virtude e no bom humor do sr. Sócrates, que o "passamento" tribal & governativo verificado e adaptado às notícias não está provado ser improcedente. E, pelo habitual desconhecimento legislativo dos governantes, é absolutamente normal. E gracioso, atrevemo-nos assinalar. O bentinho Resendes fez, a propósito das passas do eng. Sócrates e à maneira de introdução, o "histórico" da coisa. Aliás - pelo que nos diz – Bettencourt Resendes inicia sempre a prática da coisa, pelo histórico. Valente!

E o histórico - qual fresco cor-de-rosa - foi "bufar" que aquelas fumaradas eram absolutamente habituais em todas as viagens, quer sob patrocínio do governo quer da presidência da república. Como tal, tudo regular. Ficámos todos mais descansados. E agradecidos ao sr. Resendes. Bem-haja!