sábado, 30 de dezembro de 2006


O melhor e o pior de 2006

"No princípio era a imprensa e depois apareceu o Mundo" [Karl Kraus]

Somos, como diria Eugénio de Andrade, "folhas enormes onde dormem/aves de silêncio e solidão". Por vezes pregamos de nós para nós, outras para todos. Quebrar o silêncio do ano, eis o nosso ruído. Acostumamo-nos, bem demais diga-se, quer ao teatro do mal quer ao outro que nos vai ocupando a torrente da alma. Pura maledicência de espírito. Podem crer!

O testemunho que em cada final de ano (annus horribilis, por sinal o de 2006), o Almocreve das Petas regista em oratória profana, vem por aí. Embaraçando algum orvalho mais nocturno, avistamos o que soubemos contemplar. E foi tanto que nos enrubesceu de zelo e gratidão. Mas (oh! horror!) o ancien régime está de volta. Dá para ver a lama que traz. Temos foto, a comprovar.

Neste espantoso annnus horribilis não existe, por isso, indulgência para ninguém. Listamos os melhores colunistas, bloggers, blogs nacionais e internacionais. Chamamos à pedra os que na literatura & na música foram brilhantes e virtuosos. Mas também, a bem dos atavios da não-lisonja (a que alguns, com piada, chamam intolerância) arrolamos os piores colunistas, atascados agora no Socratismo melífluo, os vendilhões de papel, os novos censores. É a hora! Cansados que estamos de tanto gorjeio aos indígenas, não caímos no tédio ou na agonia. Ripostamos e tocamos os sinos. Para que conste.

Boa noute