sexta-feira, 29 de dezembro de 2006

LETREIRO À MANA DO RIO



"Dize-me com quem andas e eu te direi se vou contigo" [Barão de Itararé]

Não temos esclarecimentos maiores a confiar, mana. Esta que aqui vai, ao jeito de Sô [Machado] Assis, só quer "fazer apetite para o chá". Agora que a noute por aqui se esvai, de tão assoprada foi de malandragem, ficamos sem ordem, sem pranto e, acontece mesmo, sem "chopes". Bem sabes mana que sobrenascemos aqui, desconsolados, a ver-o-mar morrer. Este ano a alma perdeu-nos o corpo, não fizemos travessia. Este ano, não!

Por isso, em martírio por privação de encantamento, te mandamos saudades e esta foto da feira do livro do Carioca, desse Rio sensual, secreto de vida e de amores curtos, devasso de boémia, ditado que nos foi desdoidar na velha Lapa (ainda sussurra o Édipo-Rei? me manda um livro da Lapa ... mana! com chorinho e tudo). Me dá notícias, que a vida aqui é pouco mestra. E como te marquei no Ouvidor, em tarde de fundura e diabo no corpo ... a

"vida é sorte perigosa
passada na obrigação:
toda a noite é rio-abaixo,
todo dia é escuridão ...
" [M. Assis]

Licença, mana! Me conta tudo para quebrar estes ferros de fim de tudo, eu que esbarrei no Leblon (eu ia) e fiquei logo sério a ouvir aquela fala misturada: "nasci devagar / sou é muito cauteloso" [G. Rosa]. Me dá alegria, mana. Me dá alegria!

Felicidades