quinta-feira, 25 de maio de 2006


Capas & capas & mais capas

Pergunta-se ao V.S.T: Então e a caparia da "Martinhada" do Camões do Rossio (obra bíblica observada) onde está? E que é feito da "Torre e Babel ou a porra do Soriano seguida de As Musas", de Guerra Junqueiro? Não lhe pusemos o olho em cima, logo nós que só temos uma edição manuscrita da época (?) do poeta, que corria entre os amigos mais crentes. Não se faz.

And now, para os gulosos da poesis & outras abastanças mais roliças, petit excerto da "Martinhada", do tal Camões do Rossio, com letrinhas e tudo.

"O Martinho encostou-se na parede
E disse logo:«Menina, eu tenho faro
De que vossa mercê esmola pede
Para uma missa dita a Santo Amaro:
Se é este o seu negócio, ou se tem sede,
Entre cá dentro, venha sem reparo;
Que nesta casa, as moças mais luzidas
Entradas querem porque vêem saídas»

Responde a moça: - «A minha sorte ímpia
Me traz a um negócio, com bem ânsia.» -
«Porém (torna o Martinho) bom seria
Tratarmos outro caso de importância:
Para o corpo um bocado de folia
Lhe requer esta minha caralhância;
Ora ature, meu bem, no seu paxocho
Cinco ou seis cabeçadas de boi mocho» -

Disse; e soltando o membro para baixo,
Só de vê-lo pasmaram as três fêmeas;
Mas o nosso Martinho, feito um macho,
Naquela hora estava posto em gémeas:
Só dizia: - «Abra as pernas, que lho encaixo,
Se não hei-de fazer-lhe a crica em sêmeas;
Receba este canhão no seu postigo,
Que a mato se lho meto pelo umbigo!» -"

[Martinhada. Poema épico-obsceno dedicado ao Rev.mo Padre M. Martinho de Barros, pelo Camões do Rossio (aliás Caetano José da Silva Sotomaior, insigne Corregedor do Crime da Mouraria), &etc - colecção contramargem, Janeiro de 1982]