segunda-feira, 14 de novembro de 2005


"O Grande Mundo do dr. Cavaco"

"I - Como está, sr. primeiro-ministro?
Cavaco - Não vê? Jovem, bonito, bem conservado, inteligentíssimo, no pico da forma. Saiba que ando de bicicleta mais de 20 km por dia que o Presidente da Republica [Mário Soares] e faço 150 elevações de braços antes do pequeno-almoço e outras 150 antes do Conselho de Ministros. Desafio esse indivíduo do PS, de quem se fala, a fazer 10. A Esquerda é velha, coitada. Nasceu em 1968. Eu nasci ontem. Sou maravilhoso.

I - Como aprecia o sr. primeiro-ministro a actual situação política?
Cavaco - Perfeita. Mais do que perfeita, encorajante. Os médicos queixam-se, os professores queixam-se, os advogados queixam-se, os juízes queixam-se, os militares queixam-se, os contribuintes queixam-se, os trabalhadores queixam-se e os empresários queixam-se. Praticamente não há ninguém que não se queixe.

I - E que conclusões tira daí o sr. primeiro-ministro?
Cavaco - Primeiro, que não suporto queixinhas. Segundo, que tenho razão. Como toda a gente se queixa e como, comparada comigo, toda a gente é inferior, segue-se necessariamente que eu tenho razão.

I - Mas diz-se, por exemplo, que, segundo os números do Banco de Portugal, em 1988 os salários reais desceram dois por cento e os ordenados dos funcionários públicos três por cento.
Cavaco - E o sr. leva a sério esses números? O sr. com certeza não percebe o que sucedeu. O que sucedeu foi o seguinte: eles enganaram-se nas contas. Desde que eu deixei o gabinete de estudos, o Banco de Portugal engana-se nas contas. Como, alias, era de esperar. Fique sabendo que os salários reais subiram dois por cento e os dos funcionários públicos três por cento. Cálculos meus. Já alguma vez me enganei? (...)

I - Que pensa o sr. primeiro-ministro da Oposição?
Cavaco - Reconheço a dificuldade de fazer oposição a uma pessoa como eu. Eu não erro, eu sou - que me lembre - o maior estadista português de todos os tempos. O povo, como é natural, vive feliz e muito contente com o meu Governo. No entanto, eu, por bondade, dialogo com a Oposição. Quando nos encontramos nos jantares ou nas recepções, dialogo sempre uns minutos com ela. Mesmo se estou com pressa. E uma vez por ano, no Natal, vou ouvi-la ao Parlamento. Disseram-me que era uma tradição popular.

I - Como avalia estes primeiros 18 meses de mandato?
Cavaco - Já cumpri 12 páginas e 27 linhas do programa eleitoral. Vou amanhã cumprir a linha 28 e assim sucessivamente até ao fim. Quando chegar ao fim, volto ao princípio e torno a cumprir. Hei-de cumprir o programa tantas vezes quantas forem precisas para o programa ficar cumprido. Roma e Pavia não se fizeram num dia (...)"

[Vasco Pulido Valente, "O Grande Mundo do dr. Cavaco", O Independente-Vida3, 24/02/1989]