quarta-feira, 9 de novembro de 2005


Da Matemática

"Não temos uma coisa genética contra a Matemática. Isso é coisa que não existe. O que existe é má preparação, má formação. A inteligência, em particular a inteligência matemática, é democrática. Mas é como uma planta. Tem de ser regada desde o princípio, um bocadinho todos os dias. Se isso não acontecer vai murchando (...)

Existem excelentes professores. Mas também existe este ambiente de que não é preciso aprender muito, de que o que é preciso e adquirir umas competências, uns saberes. Operou-se uma espécie de fluidificação do ensino [em Portugal] - é tudo mais ou menos. Trata-se de uma abordagem que ganhou terreno nos últimos 15/20 anos e que acabou por permear toda a cultura educativa entre nós. Hoje os programas de Matemática, aquilo que se aprende nesta disciplina, é quase uma caricatura grotesca do que existia há 20 anos.
Operou-se um nivelamento por baixo seja ao nível dos programas, do que se exige aos alunos, da preparação e até dos próprios manuais (...)

Em Matemática em particular é preciso, para se ser um bom professor, saber muito, mas muito mais do que aquilo que se ensina. É claro que se um professor está mal preparado, ensina com pouca segurança, ou ensina mal, nem tem condições para leccionar, nem consegue motivar (...)

Penso que o principal problema na formação dos alunos em Matemática está hoje no primeiro ciclo. Um miúdo que chega ao fim da antiga primária sem adquirir os conhecimentos essenciais, sem saber a tabuada, sem saber fazer contas com tabuada, sem saber fazer divisões, só muito dificilmente vai conseguir apanhar o resto. A questão cumulativa em Matemática é mito importante. É outra das coisas específicas desta disciplina que sofreu muito com esta desvalorização da componente científica, com o facilitismo que se instalou, com a ausência de exames nacionais ..."

[Jorge Buescu, in "O que se aprende nas escolas é uma espécie de Matemática pimba", entrevista à Publica, nº 493, de 6 de Novembro de 2005]