terça-feira, 18 de outubro de 2005

Papéis & Arrumações

[Quando os lentes contavam historias fora da matéria da lição...]

"Falámos dos escolares da Universidade [Coimbra]. Hoje vamos nos referir aos professores. Ligeiramente, porque nem temos espaço nem cabedal para focar e desenvolver os mil conflitos que entre lentes se suscitaram e puzeram a Universidade em alvoroço, mormente na luta travada para provimento das cadeiras, em que a votação levava dias e os subornos eram coisa certa (...)
Vamos, acidentalmente, por curiosidade, trazer para aqui um episodio das desavenças que certamente vinham de Lisboa, pois a Universidade estava de novo e definitivamente instalada em Coimbra havia pouco tempo.

Basta, para tanto, ler o alvará régio a seguir transcrito, para se ficar a conhecer o processo usado pelos lentes para ferirem publicamente o adversário:

Eu El Rei faço saber a vós reverendo bispo Reitor dos estudos e universidade da cidade de Coimbra e aos reitores que ao diante pelos tempos forem, que porquanto às vezes acontece os lentes nas suas lições que lêem e nos autos públicos que se fazem, dizerem palavras de que os outros lentes ou letrados que nos ditos autos estão presentes, recebem escândalo, e assim os ditos lentes nas lições que lêem se põem a contar historias for a da matéria da lição em que gastam o tempo sem proveito, hei por bem que o lente que cada uma das coisas fizer, por cada vez perca o ordenado da lição daquele dia. E se for em outro auto também perca o ordenado da lição de um dia.
Notifico-vo-lo e mando que mandeis ao bedel que lhe aponte as ditas perdas dos ditos ordenados, as quais lhe serão descontadas de seus ordenados.
E este alvará mando que se cumpra e valha como carta, e será notificado no Conselho e da notificação se fará assento nas costas deste. Jorge Roiz o fez em Lisboa, a 23 de Setembro de 1538. E as ditas perdas lhe serão descontadas de seus ordenados sem remissão. Rei


Foi este o alará apresentado no Conselho em 9 de Outubro seguinte e dele tomaram conhecimento os lentes. Mas os seus termos terminantes, com a apostila de serem descontados as perdas «sem remissão», não causaram grande perturbação no cenáculo.
Continuaram a «contar-se histórias fora da matéria» e a proferirem se remoques aos colegas..."

[B. de C., jornal ? (Despertar ?), s.d. ?]