domingo, 2 de outubro de 2005


Importante Leilão de Livros e Manuscritos - 6 e 7 Outubro

Organizado pelo Palácio do Correio Velho realiza-se no próximo dia 6 e 7 de Outubro na Calçada do Combro, 38 A, Lisboa, um leilão de livros e manuscritos, que pode ser consultado on line.

"Tem-se dito que o melhor espelho do carácter de um homem de letras é, em regra, a sua correspondência particular. Uma inocência despida de cautelas e uma sinceridade nua de artifícios transparecem nas cartas íntimas que, neste caso, o homem e não o escritor, dirige, em momentos de tormento, a familiares, amigos muito próximos ou a pessoas humildes com quem não fazia a menor cerimónia e de quem nada havia a temer (...)

Gostaria de destacar, dentre os autógrafos, um núcleo de 46 poemas de Sebastião da Gama, cerca de 12 cartas e bilhetes-postais de Mário de Sá-Carneiro, 25 escritas por Vitorino Nemésio e 8 cartas de António Gedeão, ao seu colega e amigo Pissarro, repassadas da maior melancolia e solidão. Os poemas de Sebastião da Gama, guardados até hoje, como um tesouro, pelas mãos piedosas de um íntimo amigo, são o canto desse grande plantador de sonhos, professor e poeta, desaparecido aos 28 anos, e que doente durante todo o seu curso e todo o magistério, viveu, por prescrição médica, no Portinho da Arrábida, região que cantou comovido, nos seus poemas. Ele foi poeta pela graça de Deus, ser permanente em fraternal convívio com as almas e com as coisas, fazendo da vida uma alegre dádiva, pressentindo já a sua existência demasiado breve para o canto que devia cumprir. As cartas de Vitorino Nemésio, são na sua maioria escritas ao irmão Teotónio, de Coimbra, onde foi aluno de Direito e de Letras, militante republicano académico e membro do grupo literário Tríptico, precursor da «Presença». (...) Mário de Sá-Carneiro, nas cerca de 12 cartas e bilhetes-postais, dirigidos a Armando Cortes-Rodrigues, Fernando Pessoa e José Pacheco, transparece como o génio que conseguiu dotar a literatura portuguesa, na prosa e sobretudo no verso, de algumas das suas formas mais originais, densas e expressivas. (...) Rómulo de Carvalho, professor metodólogo, cientista e poeta estreado aos 50 anos, com o pseudónimo de António Gedeão, revelou-se surgindo como um grande poeta, de um modernismo assente em alicerces clássicos. O conjunto da sua obra poética foi publicado nas «Poesias Completas», de 1964. (...)

[Isabel Maiorca, in Catálogo]