sábado, 15 de outubro de 2005


A Cavalaria Cavaquista

É com o coração sensível à modéstia da putativa campanha do sr. Aníbal de Boliqueime que a os venturosos cavaleiros do imaculado Cavaquistão, de tão boa memória pátria, se organizam nessa extraordinária recolha de money para promissora colheita presidencial do próximo ano. Com coração, alma e dinheiro, os humildes seguidores do prof. Cavaco tratam já dos fundos financeiros, que tão agrado foi noutros tempos entre a entourage do PSD, com a chancela desse inefável e curioso personagem, já lendário, Eduardo Catroga. Desconhecemos o que pensará o fabuloso Dias Loureiro desse mister. Estamos, de facto, chocados!

Ao que nos é referido, arrebatado de entusiasmo anda já o antigo secretário de Estado Adjunto do Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações do governo do dr. Aníbal, o proficiente José António Ponte Zeferino. Na qualidade de Presidente da Mesa da Assembleia de Freguesia de Santa Isabel, o mandatário financeiro do prof. Cavaco conserva aquela sagaz arte de transformar as rosas em dinheiro. Há regaços assim, valha-nos Santa Isabel. Nem o Dias Loureiro nos seus melhores tempos faria melhor.

Impressionados ficámos, porém, com o dizer do espargido economista Catroga: "Há quem se ofereça para colar cartazes, e mesmo quem se tenha disponibilizado para ser chauffeur". Compreendemos a alegria da agremiação laranja. Regressam em força, na hora de ofício divino. Mas parece-nos mal!

Na verdade, que a dedicação de Manuela Ferreira Leite à colagem de cartazes & outros artefactos de propaganda respeitável não estejam em causa, compreende-se. Que do alto da escadaria Cavaquista, espreite a figura magnificente de Marques Mendes, de trincha e cola aos ombros, não horroriza o espectáculo. Que Miguel Beleza faça serenatas às donzelas, em vez de ardentes e zelosas pichagens em muros liberais é-nos completamente indiferente. Que Ferreira do Amaral e o iluminado Couto dos Santos transportem, devotamente, a figura em papel do dr. Cavaco pelas ruas, não é estranho. Já os vimos noutros prodígios. E, mesmo que a garotada do CDS/PP, de orelha esquerda cortada, ande a coberto da noite transportando braço-a-braço cola e baldes, em virtude cristã, tal é absolutamente normal. Mas uma questão nos atormenta, pela sua imortalidade futura: quem vai de chauffeur? Tal sacrifício, que não se deseja a nenhum herege, tem a virtude de um mistério & a delicadeza de serviço público. Candidatos!?