



Theodor W. Adorno [n. 11 Setembro 1903 - 1969]
"... há uma frase de Goethe, referindo-se a um artista de quem era amigo, em que diz que «ele se educou para a originalidade». Creio que o mesmo vale para o problema do indivíduo.
Eu não diria que é possível conservar a individualidade das pessoas. Ela não é algo dado. Mas talvez a individualidade se forme precisamente no processo da experiência que Goethe ou Hegel designaram como «alienação», na experiência do não-eu no outro.
A situação é paradoxal. Uma educação sem indivíduos é opressiva, repressiva. Mas quando procuramos cultivar indivíduos da mesma maneira que cultivamos plantas que regamos com água, então isto tem algo de quimérico e de ideológico. A única possibilidade que existe é tornar tudo isso consciente na educação; por exemplo, para voltar mais uma vez à adaptação, colocar no lugar da mera adaptação uma concessão transparente a si mesma onde isto é inevitável, e em qualquer hipótese confrontar a consciência desleixada. Eu diria que hoje o indivíduo só sobrevive enquanto núcleo impulsionador da resistência."
[Adorno, in Educação para quê? - ler aqui]
Locais: Theodor W. Adorno / A Dialéctica do Esclarecimento e outros textos de Theodor W. Adorno / Theodor Adorno e a poesia em tempos sombrios