terça-feira, 22 de junho de 2004


A descoberta de ... José Lamego

A estreia de José Lamego como putativo pretendente à liderança do PS obteve os maiores encómios na blogosfera lusa. Quem acompanhou as olheiras pisadas e o esforço piegas da rapaziada do Acidental ou a bondade da análise de PG sobre o crepitar acarinhado da candidatura de Lamego, decerto confidenciou que os inquietos ensaios à volta do reboliço que antevêem no PS é uma trovoada num copo de água. Mas nunca fiando. Bem entendido, a pretensão exibitiva que se lê não esconde a intencionalidade e o vigor emotivo de quem as profere. A choradeira não é inocente, mesmo que a lebre corra já.

Deixando de lado a erudição milagrosa do prof. Rato, às voltas com o "pesadelo" Lamego, a sempre eterna tese da conquista do eleitorado do centro e os amores acidentais por Guterres (tomados como frutos absolutamente espinhosos), tenha-se em conta a observação de PG, cuja elegância arquitectónica é de destacar. Passe a afirmação forçada de responsabilidade e moderação (?), presente na linha politica supostamente assumida por Lamego e que ninguém entende o que seja, nem que grupo afinal representa, o que resta nesta descoberta do efeito José Lamego é muito pouco deslumbrante. E mesmo que o desfilar da personagem Sócrates (supõe-se que João Soares é pouco sugestivo) tenha uma nota bastante colorida, a trapalhada aparente que esse cenário sugere, mesmo que a "procissão" ainda vá no adro, é evidente.

Assim, nunca nos é mencionado por que motivo se terá de apostar no caminho do centro-direita, a não ser que se encare este governo como de direita/extrema-direita, o que não deixa de ser irónico; não é tido em conta o espírito da última votação eleitoral dos portugueses e a suposta "virada" à esquerda, pelo que se admite que, num cenário de crise económica e social como hoje se vive, esse voto de protesto não têm qualquer consequência e, deste modo o eleitorado mantêm-se inamovível no centro direita (daí um Lamego triunfador); Sócrates é tomado como uma figura que se situa à direita no espaço socialista, o que convenhamos é um enorme absurdo (refira-se que a costela social-democrata de Sócrates existe, de facto, mas o que o separa das águas laranjas é, hoje, quase tudo); não é tido em conta a prestação e o desaire pessoal de José Lamego como candidato à C. de Cascais (salvo erro) nem as ocorrências em torno da sua candidatura; nem sequer é ponderada a desmesurada vitória eleitoral de Ferro Rodrigues, em circunstâncias absolutamente inacreditáveis e o efeito que lhe proporciona. Por último é suposto que a aliança governativa está no melhor dos mundos e que, mesmo que algo mude, não terá qualquer interferência nessa configuração da tomada da liderança do PS. Parece, pois, uma análise pouco consistente e estimulante. Mas compreende-se. Afinal o direito de presumir não é, nunca, inteiramente inocente. Diga-se!