quarta-feira, 17 de março de 2004

Um terrorismo nos dentes

"Todo o sentimento poderoso provoca em nós a ideia do vazio" [Artaud]

Entrámos num paradoxo infinito, a saber: a vitória do PSOE foi ou não uma vitória da Al Quaeda, como alguns blogs (re)afirmam? Coisa grave? Não parece. O menos que se pode dizer é que se trata de pensamentos pecaminosos. Afinal, não custa muito ignorar o equívoco dessa retórica burlesca. Aventar a hipótese do êxito eleitoral do PSOE ser uma evidência de vitória do terrorismo é assumir o gag verbal da própria estratégia terrorista. Aqui, a escala interrogativa é um mero conceito operatório de matriz político-partidário. E desvela um azedume doentio, macilento e histérico de quem não sabe perder.

A reprimenda dos espanhóis ao governo de Aznar foi demasiado evidente. As razões não se devem, unicamente, à má gestão sobre os autores do atentado, a não ser que não se tenha em conta as diatribes do governo em torno das autonomias, o agastamento da população contra a invasão do Iraque, as manipulações da informação em diferentes casos ocorridos. Nem é justo que se assombre a coragem de uma população na luta que sempre demonstrou contra o terrorismo (ETA, evidentemente) com os factos últimos. No fundo, não é possível pensar que o temperamento e a maturidade política dos espanhóis possam ser comparados aos nossos indígenas lusos. A não ser por distracção ou má fé.

Uma outra questão, é "o que fazer" na luta contra o terrorismo, como se pode combatê-lo, sem qualquer forma de capitulação, mas também sem o uso e abuso da ideia de cruzada (o "estamos em guerra" do Pacheco, Fernandes & Cia), novo messianismo ou maniqueísmo implacável, que configura o terror como norma e tal norma como forma de vida, que muitos abusivamente defendem. E que exige novos meios de inscrição, um outro discurso e, certamente, novos interpretes. Não tenham dúvidas.