quinta-feira, 4 de março de 2004


Eugénio de Castro [1869-1944]

n. em Coimbra a 4 de Março de 1869

"... O amor da beleza não é, mesmo quando parece excluir o amor da vida, uma manifestação de pessimismo. Eugénio de Castro, ensinou, pela alta qualidade e também pela quantidade dos seus livros, a crença na arte, a fé no esforço e na consciência do poeta. Foi o contrário dum portador de desânimo.
Desdenhoso e seguro, ao ver os nossos últimos parnasianos conduzirem a poesia a uma soporífera banalidade, lançou-se com «Oaristos», logo seguido de «Horas», em pleno entusiasmo simbolista. Exageros voluntários, emprego de palavras raras ou arcaicas, uso de imagens estranhas, ressurreição de ritmos antigos, simultãnea à adopção do verso livre - conquista dos simbolistas franceses - audácias verbais, explendor de adjectivação, tudo isso empregou para forçar a atenção de aqueles que não sentiam a decadência do nosso lirismo, ou que se acomodavam com ela (...) «Oaristos» caiu como uma enorme pedra na água estagnada da nossa poesia! Levantou água que a todos salpicou e lavou. Provocou espanto, critica, ironias, troças. Mas exerceu uma acção salutar e rápida! A nossa poesia contemporânea deriva em grande parte da obra de Eugénio de Castro, e o seu livro marcou uma data histórica ..."

[João de Barros, da Hist. de Portugal, vol III, in Obras Po?tica, vol IX, Portucalense, 1944]

"... Amores venaes, concupiscências luciferinas:
Ruth, a fermosa bruna, e Basalisa, a loira,
Theodora, a ruiva como as tangerinas,
Mas, sobre todas: Basalisa, a loira ...
Oh os seus olhos! Sua unhas em amêndoa! E em cálix
O seu collo! E seus dedos digitalis!
E quando, n'uma noite de flagrancias,
(Lembrando isto todo o coração me doe!)
Forte enleei, apoz violentas reluctancias,
Sua ancas de Deusa em meus braços de Heroe! ...
"

[EC, in Horas, 1891]