quarta-feira, 4 de junho de 2003

A NÁUSEA DE SARTRE

Hoje não esquecer de comprar com o Público, a Náusea de Jean-Paul Sartre - colecção Mil Folhas. A edição que possuo de 1958 de Europa América está em mau estado, passe a capa de Sebastião Rodrigues e a tradução de António Coimbra Martins. Confesso que é livro estimado. Aliás quer A Náusea (1938), quer O Muro (1939), paridos antes da guerra são, para mim, os dois melhores livros de Sartre. N'A Náusea a ideia do homem como sujeito de possibilidades que perde ou ganha nas ecolhas (livres) que faz, mesmo que a dúvida se instale, está perto do pensamento de Heidegger e na matriz literária de Fawlkner ou de John dos Passos. A não perder.

"Tudo é gratuito, a jardim, esta cidade, e eu mesmo; quando acontece da gente se dar conta disso, isso atinge o cabeça e tudo começa a flutuar; eis a náusea"

"Vejo o futuro. Está ali, pousado na rua, mais pálido um tudo nada que o presente. Que necessidade tem de se realizar? Que vantagem é que isso lhe dará? A velha afasta-se, trôpega, pára, compõe uma madeixa que lhe saiu de debaixo do lenço. Recomeça a andar: ainda agora estava além, agora está aqui ... torna-se-me tudo confuso: eu vejo ou prevejo os gestos dela? Já não distingo o presente do futuro, e, todavia, há uma duração, uma realização, que se opera pouco a pouco; a velha avança na rua deserta, desloca os seus grandes sapatos de homem. É isso o tempo, o tempo inteiramente nu, que acede lentamente à existência, se faz esperar, e que, quando chega, nos enfastia, porque conhecemos então que já estava ali havia muito"

"É então isto a Náusea, esta ofuscante evidência? As voltas que dei à cabeça! Tanto que escrevi acerca dela! Agora sei: existo - o mundo existe - e sei que o mundo existe. É tudo. Mas é-me indiferente. É estranho que tudo me seja indiferente: mete-me medo que assim seja"