sexta-feira, 11 de novembro de 2005


In Memoriam de Joaquim Machado [Livraria Almedina]

No dia 10 de Novembro faleceu, na cidade de Coimbra, uma das suas maiores figuras, o editor-livreiro Joaquim Machado - o Machado d'Almedina. Profissional exemplar, de carácter nobre e grande cortesia, era um verdadeiro apaixonado por livros e revistas, que coleccionava com prazer. O ilustre Conimbricense, nascido em 1924 na cidade do Mondego, abriu a sua livraria às portas do Arco d'Almedina, em 1955, e rapidamente se tornou importante na edição de manuais académicos, em especial da área jurídica, onde era "rei". Mas também fornecia abundantes livros em língua estrangeira, da literatura à política, da arte à economia, quase sempre de difícil aquisição noutras livrarias e noutros tempos. O seu encanto pessoal e a amizade que mantinha com os seus clientes deixam eternas saudades.

quarta-feira, 9 de novembro de 2005


Da Matemática

"Não temos uma coisa genética contra a Matemática. Isso é coisa que não existe. O que existe é má preparação, má formação. A inteligência, em particular a inteligência matemática, é democrática. Mas é como uma planta. Tem de ser regada desde o princípio, um bocadinho todos os dias. Se isso não acontecer vai murchando (...)

Existem excelentes professores. Mas também existe este ambiente de que não é preciso aprender muito, de que o que é preciso e adquirir umas competências, uns saberes. Operou-se uma espécie de fluidificação do ensino [em Portugal] - é tudo mais ou menos. Trata-se de uma abordagem que ganhou terreno nos últimos 15/20 anos e que acabou por permear toda a cultura educativa entre nós. Hoje os programas de Matemática, aquilo que se aprende nesta disciplina, é quase uma caricatura grotesca do que existia há 20 anos.
Operou-se um nivelamento por baixo seja ao nível dos programas, do que se exige aos alunos, da preparação e até dos próprios manuais (...)

Em Matemática em particular é preciso, para se ser um bom professor, saber muito, mas muito mais do que aquilo que se ensina. É claro que se um professor está mal preparado, ensina com pouca segurança, ou ensina mal, nem tem condições para leccionar, nem consegue motivar (...)

Penso que o principal problema na formação dos alunos em Matemática está hoje no primeiro ciclo. Um miúdo que chega ao fim da antiga primária sem adquirir os conhecimentos essenciais, sem saber a tabuada, sem saber fazer contas com tabuada, sem saber fazer divisões, só muito dificilmente vai conseguir apanhar o resto. A questão cumulativa em Matemática é mito importante. É outra das coisas específicas desta disciplina que sofreu muito com esta desvalorização da componente científica, com o facilitismo que se instalou, com a ausência de exames nacionais ..."

[Jorge Buescu, in "O que se aprende nas escolas é uma espécie de Matemática pimba", entrevista à Publica, nº 493, de 6 de Novembro de 2005]

Boletim Bibliográfico 28 de Luís P. Burnay

De novo, saiu o costumado Boletim Bibliográfico do Livreiro-Antiquário Luís P. Burnay, sitiado na Calçada do Combro, 43-47, na cidade de Lisboa. São 533 peças curiosas e de estimação, algumas raras. Preços acessíveis.

Algumas referências: Os Acontecimentos de 10 de Abril, Lisboa, 1950 [doc. Condenatórios de alguns oficiais que conspiraram contra o Estado Novo, como Mendes Cabeçadas, Eduardo Corregedor Martins, Tavares Afonso dos Santos, Mendes de Magalhães] / Miscelânea de Miguel Leitão de Andrada, Lisboa, 1867 [reed. da edição de 1629, saída com o título "Miscelânea do Sítio de Nossa Senhora da Luz de Pedrógão Grande", onde existem abundantes dados sobre "alguns lugares de Portugal", bem como factos ocorridos nos sec. XVI e XVII] / Antologia de Poesia Portuguesa Erótica e Satírica, sel. de Natália Correia, il de Cruzeiro Seixas, Afrodite, s.d. / O António Maria, publ de Bordalo Pinheiro, Ano I a Ano VI , 1879-1885, VI vols / Grão Vasco ou Vasco Fernandes pintor Viziense, por Máximo d?Aragão, 1900 / A Arte e a Natureza em Portugal, 1908, VIII vols / A Terra da Maia (Monografia), pelo Pe Agostinho de Azevedo, 1939 / A Igreja de S. Pedro de Lourosa, pelo Pe Manuel d?Aguiar, 1934 / Opera Omnia do Académico Titular Fundador (1859-1952), por Joaquim Bensaude, 1955, V vols / Cadernos de Literatura, dir Andrée C. Rocha, Coimbra, 1978-1986, XXV nums / Francisco Câncio [Aspectos de Lisboa no Século XIX, 1939 / Lisboa de outros séculos: À sombra dos Paços Reais, 1940 / Lisboa. Temppos idos, 1957-58, II vols / Ribatejo: Casos e tradições, 1948-49, II vols] / Lisboa Antiga Bairros Orientais, de Júlio de Castilho, 1936 / Os Meus Vasconcellos, de Eugénio de Castro (geneol.), 1933 / A Volta ao Mundo, por Ferreira de Castro, 1944 / Pequenos Mundos e Velhas Civilizações, idem, 1937 / Os Povos Antigos da Lusitânea, de Mendes Corrêa, 1924 / Feiras e outros divertimentos populares de Lisboa, de Mário Costa, Lisboa, 1950 / O Chiado Pitoresco, idem, 1965 / Cartas de Portugal (1778-1779), por Arthur William Costigan, s.d., Ática, II vols / Pioneiros de Moçambique, Lourenço Marques, 1961 [com biografias de "pessoas proeminentes da época"] / Exame da Constituição de D. Pedro e dos direitos de D. Miguel ..., 1829 [obra apologética em defesa de D. Miguel, escrita por José Pinto Cardoso Beja, seg. Inoc.] / A Infantaria Portuguesa na Guerra da Península, de Ferreira Gil, 1912, II vols / Mobiliário Artístico de Portugal, por Alfredo Guimarães, 1924-35, II vols / A Ordem de Christo, de J. Vieira da S. Guimarães, 1901 / Inventario Artístico de Portugal, Distrito de Leiria, por Matos Sequeira, 1955 / Historia dos Caminhos de Ferro de Moçambique, por Alfredo Pereira de Lima, 1971, III vols / 17 Desenhos de Eduardo Malta, Porto, 1941 / Subsídios para o Inventario Artístico dos Açores, por Francisco Ernesto de Oliveira Martins, Angra do Heroísmo, 1980 / O Cavallo: seu ensino, de João de Mello, Lisboa, 1904 / Livro de Falcoaria de Pêro Menino, 1931 / Diccionario Geographico das Províncias e Possessões Portuguezas no Ultramar, por José Maria de Sousa Monteiro, Lisboa, 1870 / Privilégios da Nobreza e Fidalguia de Portugal, por Luís da Silva Pereira Oliveira, 1806 / A Parodia, rev humorística com colaboração de Bordalo Pinheiro, 1900-1907, VIII vols (completa) / Ilha da Madeira, de Eduardo Antonino Pestana, 1965-70, II vols / Almanach de António Maria para 1882 ( e para 1883-1884), Lisboa, II nums [almanaque pioneiro da BD. Completo, dois anos] / Portugal Artístico, dir Eduardo Sequeira, 1905 / Historia da Literatura Portuguesa Ilustrada, dir de Albino Forjaz de Sampaio, 1929-1942, IV vols (importante obra de referência] / A Maçonaria e a luta pelo poder (D. Miguel e a sua época), de Paulo Siebertz, 1944 [sociedades secretas e as lutas liberais] / Inventario da colecção de Registos de Santos, por Ernesto Soares, Lisboa, 1955

segunda-feira, 7 de novembro de 2005

[Mário Cesariny Vasconcelos]

"Haverá gente com nomes que lhes caiam bem.
Não assim eu.
De cada vez que alguém me chama Mário
de cada vez que alguém me chama Cesariny
de cada vez que alguém me chama de Vasconcelos
sucede em mim uma contracção com os dentes
há contra mim uma imposição violenta
uma cutilada atroz porque atrozmente desleal.

Como assim Mário como assim Cesariny como assim ó meu deus
de Vasconcelos? ...
"

[Mário Cesariny de Vasconcelos, A Antonin Artaud, in Pena Capital, 1957]

Gripe na Catedral da Luz!

Dias aziagos na Catedral! Mas que raio de enfermidade! Fora os incrédulos, sem imaginação & sem esperança de casar, nós ... não nos resignamos. A malapata que tombou sobre a Catedral é um desvario burguês. Uma bizarria pátria. Um habilidoso expediente. Uma inverosímil trama, manhosa & bafienta, das forças das trevas. Um amotinamento. Nunca vimos semelhante.

Ora, desde que o dr. Cavaco se reservou ao trabalho de suspender a filiação no PSD e "por um imperativo de consciência" passou a ser a alma tímida & muda das presidenciais, que não ganhámos uma. Desde que o libertino holandês d'Oporto, imitando o ediltarreco Rui Rio, não presta declarações aos jornalistas, que andamos providos de maleitas. E, é ou não verdade, que desde que o cismado Dias da Cunha deixou a meio o sistema & a alma dos infelizes do horto d'Alvalade, os nossos domingos estão inconsoláveis? Percebem!?

Entretanto, à socapa, e com o olhar entaramelado de emoção presidencial, o gentio assiste às mais extraordinárias defesas Ricardianas de sempre & ao depósito saudoso de penáltis lá para os lados da tribo das Antas. O dedinho presidencialista não dorme. A maldição está lançada, Ó povo pérfido. Não esquecer que o futebol ... é muito traiçoeiro. Como as presidenciais. Disse.

Do Mulherio: anotações espirituais & cavalheirescas

"Pergunto-me se nos podemos interessar pela alma de uma mulher que tem as pernas irremediavelmente curtas" [Henry Montherlant] / "Deus! Como estavas bonita hoje ao telefone" [Sacha Guitry] / "Quando as velas se apagam, todas as mulheres são bonitas" [Plutarco] / "Como sexo, as mulheres são insuportáveis, mas, na hora do sexo, não têm nada de melhor" [Millôr Fernandes] / "As mulheres não são senão órgãos genitais articulados e dotados da faculdade de gastar todo o dinheiro que nós possuímos" [William Faulkner] / "A virtude da mulher é a melhor invenção do homem" [Cornélia Otis Skiner] / "Os homens amam o que os demove de serem sublimes" [Agustina Bessa-Luís] / "Pobre mulherzinha! Boceja depois do amor como uma carpa saída da água sobre a mesa da cozinha" [Flaubert] / "Nunca consegui ver os ombros de uma jovem sem pensar em fundar família" [Larbaud] / "Abstenha-se de contar à sua mulher as infâmias que lhe fizeram as que a precederam. Não vale a pena dar-lhe ideias" [Sacha Guitry] / "Na adolescência amamos as outras mulheres porque elas são mais ou menos parecidas com a primeira. Mais tarde, amamo-las porque elas diferem entre si" [Flaubert] / "Ser-se primeiro amante de uma mulher não significa nada: o segredo está em ser-se o seu último amante" [Maurice Donnay] / "As mulheres seriam mais encantadoras se pudéssemos cai-lhes nos braços, sem lhes cairmos nas mãos" [Bierce] / "Algumas mulheres coram quando são beijadas. Outras chamam a policia. Outras insultam. Outras mordem. As piores são as que se riem" [Aron] / "Eu sei que a mulher é um prato para os deuses, se o diabo não o temperar" [Shakespeare] / "A mulher será sempre o perigo de todos os paraísos" [Paul Claudel] / "Não sabemos o quanto as mulheres são uma aristocracia. Não há povo nelas" [Michelet] / "O perigo de fechar as mulheres nos museus é que elas começam logo a endireitar os quadros" [Aron]

Et ... pour cause: "Tão cheios de homens, os homens" [Maria Velho da Costa] / "Gosto de duas espécies de homens: os domésticos e os estrangeiros" [Mae West] / "Um homem ... fica tão bem numa casa" [E. Gaskell] / "Macho não quer dizer mucho" [Zsa Zsa Gabor]

[retirado da revista Vida, O Independente, org. & recolha de Inês Pedrosa, 16/06/1989]

Das Revistas

Las Revistas Literárias y Políticas del Franquismo (I) [Magazine Littéraire] / El mensaje oculto de Hypnerotomachia Poliphili [Magazine Littéraire] / Les belles parures [Magazine Littéraire] / L' «ultra-gauche», histoire et confusion [A Contretemps] / Albrecht Dürer and Nicholas Cusanus: the Real, the Ideal, and the Quantification of the Body / Écrivains & Enquêteurs [Alibis] / Surréalisme et révolution [Astu] / Le dialogue entre Octavio Paz et Benjamin Peret [Astu]

domingo, 6 de novembro de 2005

[Os novos escritores e o movimento chamado «neo-realismo»]

Curioso escrito de Jaime Brasil, "Os novos escritores e o movimento chamado «neo-realismo»", separata da Revista Afinidade, nº12, 1945, reimpressa por "erros de composição", onde o autor nos diz que "a jovem literatura portuguesa, grávida de todas as influências externas e internas, deu à luz entre as dores do mundo e as sua próprias, algumas obras que não serão definitivas, mas deixam entrever grandes esperanças". Considera, ainda, que "os jovens escritores beberam nesses antepassados [geração de 70] a seiva da rebeldia, a ânsia de renovação conceptual e formal". Porém, Jaime Brasil, salienta "o impulso decisivo" da "jovem literatura brasileira que, desordenada, e ainda bárbara na forma, brotou, com vigor da flora tropical, nos começos do segundo quartel deste século". E que "mais do que um estimulo, parece ter havido uma emulação. Dir-se-ia que o facho da criação literária ia passar de mão, para a outra margem do Atlântico" e que "num supremo esforço, sem acordo prévio e, repetimos, sem ambiente favorável, a juventude intelectual da margem de cá retomou o facho de erguer ao alto".

Depois, Jaime Brasil considera necessário "remontar às correntes que polarizaram a inteligência portuguesa do começo deste século para cá", referindo a ?"corrente progressiva" nascida sob o domínio republicano, seguida de uma outra inspirada pelo "doutrinarismo político da Action Française", de cunho "regressivo". Diz que feito o balanço dessas forças, passe alguns valores individuais brilhantes? a sua "acção na vida mental portuguesa foi nula", assumindo que "arte e política são valores não só diferentes, mas antagónicos". Passa depois a apreciar a revista "Orfeu", referindo Fernando Pessoa e a "renovação poética operada", para saltar para a revista "Presença" ["trouxe uma rajada de ar do largo"], de onde considera que "surgiu a querela 'da arte pura e da arte social', do individualismo do artista - interiorístico, todo em desfibrações psicológicas - e do artista preocupado com o colectivo, com o bem comum, de olhos abertos perante as duras realidades da vida".

O texto prossegue em busca dessa "juventude inquieta", quer na sua atitude estética ou "simplesmente literária", para considerar Ferreira de Castro ["o primeiro que, em língua portuguesa, tratou dos problemas sociais"] como precursor dessa nova corrente, inclusive antecedendo "os modernos romancistas brasileiros". Segundo Jaime Brasil, os mais dotados desses jovens escritores, são a saber: Alves Redol, Soeira Pereira Gomes, Afonso Ribeiro [ver "Aldeia"], Manuel da Fonseca ["Cerromaior"], Fernando Namora, Carlos de Oliveira, Vergílio Ferreira [romance "O Caminho fica longe" que não saiu e que retrata a vida académica em Coimbra e "Onde tudo foi morrendo"], Manuel do Nascimento ["Eu queria viver" e "Mineiros"], José Loureiro Botas ["Litoral a Oeste" e "Frente ao Mar"], António Vitorino ["Gente da Vieira" e "A Vida Começa Assim"], Ramos da Cunha ["Lá fora o sol brinca"], Assis Esperança ["E a noite não acaba"], Joaquim Ferrer ["Ilha Doida"], Roberto Nobre ["Jardim Fechado"], João Falcato ["Fogo no Mar"], Julião Quintinha, Fausto Duarte ["Auá" e "Revolta"] e, evidentemente, os jovens poetas do "Novo Cancioneiro", com sede em Coimbra.

quinta-feira, 3 de novembro de 2005


Wilhelm Reich [1897 - m. 3 Novembro 1957]

"... Diferes dos grandes homens que verdadeiramente o são apenas num ponto: todo o grande homem foi outrora um Zé Ninguém que desenvolveu apenas uma outra qualidade: a de reconhecer as áreas em que havia limitações e estreiteza no seu modo de pensar e agir. Através de qualquer tarefa que o apaixonasse, aprendeu a sentir cada vez melhor aquilo em que a sua pequenez e mediocridade ameaçavam a sua felicidade. O grande homem é, pois, aquele que reconhece quando e em que é pequeno. O homem pequeno é aquele que não reconhece a sua pequenez e teme reconhecê-la; que procura mascarar a sua tacanhez e estreiteza de vistas com ilusões de força e grandeza, força e grandeza alheias. Que se orgulha dos seus grandes generais mas não de si próprio. Que admira as ideias que não teve mas nunca as que teve. Que acredita mais arraigadamente nas coisas que menos entende, e que não acredita no que quer que lhe pareça fácil de assimilar

(...) Eu sei que não és apenas medíocre, Zé Ninguém. Sei que também tens as tuas grandes horas na vida, momentos de «júbilo» e «exaltação», de «voo». Mas falta-te a coragem para subir cada vez mais alto, para manter a tua própria exaltação. Tens medo de altos voos, medo da altura e da profundidade. Nietzsche já te disse isto muito melhor, há muitos anos já. Só que não te disse porque é que és assim. Tentou transformar-te num super-homem, um Übermensch que superasse o que tens de humano. O Übermensch tornou-se «Führer Hiltler». Tu permaneceste Übermensch. Eu gostaria apenas que fosses tu próprio ..."

[Wilhelm Reich, Escuta Zé Ninguém!, Dom Quixote, 1972]

Locais: Wilhelm Reich / Wilhelm Reich (1897-1957) / Wilhelm Reich / Quem é Wilhelm Reich? / Fundácion Wilhelm Reich [Espanha] / Escuta Zé Ninguém!

terça-feira, 1 de novembro de 2005


Alfred Jarry

"Alumiai, irmãos, o caminho de vosso senhor, grande peregrino. Seguimo-lo alegres sem dúvida: fechados em grandes caixas de lata durante toda a semana, só ao domingo podemos respirar o ar livre. Palafreneiros das Serpentes de Bronze, nós somos os Pa, nós somos os Pa, nós somos os Palotins.

Orelhas ao vento, em fileiras apressadas, marchamos num passo guerreiro, e as pessoas que nos vêem passar tomam-nos por militares.
Nós somos os Palotins! Vivemos dependentes de uma dobradiça, mijamos por uma torneira, e o ar chega-nos por um tubo em U! Nós somos os Palotins!" [A. Jarry, in &ETC, nº16, 31/10/1973]

"... Sim meus senhores, espevitem bem as orelhas e não façam muito chinfrim ... nós massacramos uma infinidade de gente ... o nosso sonho é fazer sangrar, esfolar, assassinar; arrancamos os miolos, publicamente, todos os domingos, algures nos arredores, em cima de um estrado com cavalinhos de madeira e vendedores de coco à volta ... peripécias antigas, que se aqui estão arquivadas é porque nós somos muito ordenados ... e por isso mesmo ordenamos agora aos senhores Juízes que nos condenem à maior pena que lhes passe pela cabeça, para que ela seja proporcional connosco; mas não à morte, isso não ... Estamos já a ver-nos como forçados, com um belo boné verde, todos repimpados à custa do Estado, e ocupando os nossos ócios com qualquer trabalhinhos leves" [A. Jarry, in Antologia do Humor Negro, Afrodite, 1973]

Alfred Jarry [1873 - m. 1 Novembro 1907]

"Como ele próprio disse: «Redon - o que misteria» ou «Lautrec ? o que cartaz», há que dizer: Jarry, o que pistola. «E - escreveu ele no ano em que morreu, a Mme Rachild ? é grande a felicidade de ... proprietário poder dar tiros de pistola no nosso quarto de dormir»" [pref. a Alfred Jarry, in Antologia do Humor Negro, Afrodite, 1973]

"Esse pão com fome de polacos e de bicicleta com a poesia com as tripas de fora atravessando incólume etra de Ubus, o amoroso voador de diamante em visita ao absoluto, Alfred Jarry de seu nome incandescente, que eu conheci estava no meu primeiro solo de ranger de dentes e ele atirava ao alvo - ó cabecinhas - , esse Pão que todos os dias nos rebenta na boca logo de manhã, e depois na mesa, e na cama à noite, e sempre, enquanto este tempo de Ubus não for empurarrado para o alçapão, Alfred Jarry de seu nome de letras crepitando no sonho e escrito no espelho de perigos de cada um.

Este poeta e a vida, paixão e morte da sua vida não devem sofrer homenagens para além do palito, que é, supõe-se, o que todos aqui vêm trazer, cada um à sua maneira, e visto que desviar as balas que continuam a passar alegremente em direcção ao inimigo ainda vivo seria o mesmo que desarmar o franco-atirador que foi Alfred Jarry - e ficarmos desarmados (...)

A vibrante canção de recusa e de degolação que é a vida e a obra de Alfred Jarry colocam a poesia, e ele, na primeira linha dos grandes atiradores da passagem do século. Cabe aos poetas não esquecê-lo e passar a palavra" [António José Forte, in &ETC, número especial dedicado a Alfred Jarry, nº16, 31/10/1973 ]

Locais: Alfred Jarry / Alfred Jarry (1873-1907) / Alfred Jarry / Alfred Jarry (Francia, 1873-1907) / Alfred Jarry 1873-1907 / Alfred Jarry et la littérature de son temps / Ubu Roi ou les Polonais / Alfred Jarry Corbeil, Paris / alfred jarry: absinthe, bicycles and merdre / 5 poemas / Un precursor desconocido de heidegger: Alfred Jarry (Gilles Deleuze) / Ubu vous salue bien

O Terramoto de Lisboa de 1755

"Perto das 8 horas, um leve tremor. Às 9 e 3 quartos, quando as ruas e as igrejas estavam cheias de gente, sentiu-se no ar um fragor como um desfilar de um carro, seguido levíssimo tremor de terra que a pouco e pouco foi aumentando durante seis a sete minutos com força horrível e agitação espantosa de todos os edifícios sagrados e profanos. A terra tremia debaixo dos pés, depois subia e descia, ondeava, oscilava e as casas bailavam como navios no meio das ondas, perdendo o centro da gravidade, enfraquecendo-se nos alicerces, desconjuntando-se, desarticulando-se e caindo fragorosamente. Depois outro som, à guisa de trovão, com outro tremor de terra mais violento que antes, agitando com mais ímpeto os edifícios que tinham ficado de pé, e pelo espaço de três minutos. Seguiu-se outros: a 8 e 11 de Novembro, na noite de Natal, Quinta-Feira Santa e 'Ordinariamente depois de cada quarto de Lua'

O terramoto chegou menino a Lisboa e ficou gigante em poucos momentos; sacudiu com tal força e duração que parece não ter havido outro igual depois da morte de Cristo. Abatidos estátuas e arcos, pórticos e baluartes, torres e igrejas, casas e palácios; e a terra abriu-se, rasgou-se em vários lugares. O cais da Rocha foi engolido, o mar ficou mais profundo. Os prédios, caindo sobre outros, derrubaram também estes. Era a derruba da floresta onde umas arvores arrastam na queda as outras arvores. E tudo de surpresa numa cidade de casas altas, de ruas estreitas, desprovidas de praças, numa hora tardia, num dia solene, com as igrejas repletas. O povo ficou gelado e estúpido de espanto. Julgaram uns que o castigo fosse particular da sua pessoa ou da sua família, e quedaram-se de joelhos, mãos cruzadas no peito, cabeça inclinada como réus no patíbulo. Onde o terramoto os apanhou, aí se mantiveram, ou no alto das paredes ou traves, que, agitadas espantosamente, estalavam, ou debaixo dos pavimentos, ou ao lado das paredes a inclinar-se violentamente, esperando da divina justiça o golpe final (...)

E o mar, o manso e lindo mar de Lisboa? Embraveceu, esbravejou e rugiu pela foz do Tejo. Roncava mais e mais à medida que subia; subia para lamber primeiro, abocanhar depois e arrebatar em seguida arvores, mesas, traves, dando em troca à terra apavorada as barcas que as ondas lá deitaram (?)

Primeiro a terra com os abalos, depois com o mar com a fúria das ondas e ainda depois o céu com o fogo, que não deu prejuízo inferior ao terramoto (...) Oito dias durou o grande incêndio e durante semanas e meses não deixou de arder e fumegar, calcinando, incinerando Lisboa ..." [in O Cardeal Nacional, pp.212-215 (aliás, in nota 4. no capitulo XXIV, de Portugal A Corte e o País nos anos de 1765 a 1767, de Giuseppe Gorani, trad. e notas de Castelo-Branco Chaves, 1989]

Locais: 1755 Terramoto no Algarve / A Gazeta de Lisboa e o terramoto de 1755: a margem do não escrito (André Belo) / Colóquio Internacional. O Terramoto de 1755 / Inquisition (Edward Peters) / Lisbon in the Renaissance: A New Translation of the Urbis Olisiponis Description (Damiao de Gois) / O sismo de 1755 / O Terramoto de Lisboa, os judeus e a Inquisição (Rua da Judiaria) / Pequeno Blogue do Grande Terramoto (Rui Tavares) / Poèm sur le désastre de Lisbonne (Voltaire) / Terramoto de Lisboa

segunda-feira, 31 de outubro de 2005


Arrumações - Vynil, CD's e Cassetes Piratas

"Desenvolvi um método segundo a qual não faço as pazes com as coisas que me perturbam, apenas vou-me embora" [David Berman, in O Morto está vivo, de João Bonifácio, Publico 21 /10/2005]

Exactamente. E, assim, David Berman rouba-nos o destino com este trabalho de erudição e purgação que é "Tanglewood Numbers". Respeitavelmente sem escrúpulos. A evocar desalentos. Decerto "não é uma obra de arte" mas é seguramente "o disco mais denso, orquestrado e acabado dos Silver Jews" [João Bonifácio, ibidem].

"You might as well say fuck me / cause I'll keep on loving you" [D. Berman]

Para ouvidores de linguagem murmurosa, para aqueles que se aposentam das fantasias e destes nefandos dias do pré-cavaquistão, a frescura de espírito & o meneio "belo e comovente" dos

Silver Jews - I'm Getting Back Into Getting Back Into You,

ali, do lado esquerdo da pedra. Boa semana. Ite missa est.

O Anibalismo

"Cavaco Silva não têm programa ou sequer discurso de ideias" [Proença de Carvalho, Rev. Expresso, 29/04/1989]


"... Nunca li uma biografia de Aníbal [lynk da gerência & fora do texto], pelo que tenho de me cingir ao acervo de intuições populares que definem o anibalismo como doença decorrente de um excessivo apego aos elefantes. Mas, segundo a tradição popular, o anibalismo gera, em doses preocupantes, uma conduta pesada e pouco grácil, mais orientada pelo sentido do vento do que pela vista, que é tosca; incapacidade para o subtil e terror das «nuances», o que costuma minar o sentido do humor; uma memória persistente mas grossista; e uma grande dificuldade em sociabilizar fora do ambiente restrito da manada [lynkagem pela gerência, fora do texto de NBS]..." [Nuno Brederode Santos, Anibalismo, in Revista Expresso, 14/10/1989]

"O Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública (SINTAP) emitiu ontem uma nota de imprensa em que considera "impróprias e injuriosas" as afirmações de Cavaco Silva, ao abordar a necessidade de diminuição de funcionários públicos, numa conferência proferida na passada quarta-feira, na Faculdade de Economia do Porto. "Como nos vamos livrar deles? Reformá-los não resolve, porque deixam de descontar para a Caixa Geral de Aposentações e diminui as receitas de IRS. Só resta esperar que acabem por morrer", afirmou o antigo líder do PSD.
Tal declaração mereceu por parte do SINTAP "contestação e mesmo indignação". O sindicato considera que "este professor de Economia esquece-se das obrigações que tem como antigo primeiro-ministro deste país, esquece-se deliberadamente do que fez enquanto governante com a criação dos 'disponíveis' e esquece-se também da forma como 'resolveu' (?!) os problemas dos trabalhadores da administração pública no seu tempo de governo". Lembrando ainda que "o professor Cavaco Silva" é "ele próprio trabalhador da administração pública"", o sindicato pergunta: "Qual a sua moralidade para dizer hoje o que diz? ..."

[reflexão notável do prof. Cavaco, que em boa hora nos foi lembrado via mail por M. Pires, e publicada no Público, "Sindicato da Administração Pública Contesta Declarações de Cavaco" - no dia 2 de Março de 2002]

Curtas & grossas

Os deploráveis indigentes que assentam extraordinários rabos no cadeiral de S. Bento, animados pelos sublimes discursos da governação & folgados que estão dos trabalhos parlamentares, deliberaram adestrar uma "greve de zelo" e, assim, não despacharam em tempo útil a "nova lei do fim das regalias dos políticos" (curiosamente a lei, que foi aprovada na AR a 28 de Julho último, tem um "trânsito" sinuoso e fatigante, em comparação com a publicação célere de igual pronúncia face ao funcionalismo público). O privilégio que estas criaturas têm, o contentamento íntimo com que ludibriam os indígenas, é absolutamente notável. Quem nos salva desta corja é que ninguém sabe. Umas valentes bengaladas dadas, com infinita graça e furtivo amor pátrio, nos costados emproados dessa gentinha, eram sugestão recomendável. No mínimo exigia-se a requisição civil à moda do Sócrates.

Quando se assiste à corrida vigorosa dos autarcas às tomadas de posse, para usufruir dos infectos privilégios com que se brindam, compreende-se como a ignóbil classe política é tão lesta no reparo e achincalhamento dos funcionários públicos - a seus olhos, os únicos meliantes deste Portugal. Que do inenarrável Carmona de Lisboa ao não menos inefável Rui Rio (Cavaquista de primeira fila), passando pela rapaziada festivaleira da província (rosa, laranja ou vermelha), até arribar ao camarada e vate inspirado Carlos Marques (até tu ... Louçã!), e com esse artista Osvaldo Castro à batuta, o "consenso" seja generalizado não nos espanta. Estivéssemos nós em Espanha, fossemos nós por um dia cidadãos espanhóis, que a munição de manguitos & outros vigorosos "aplausos" seriam notáveis. Mas não estamos nem somos! Infelizmente!

sábado, 29 de outubro de 2005


Rua da Judiaria - II assombrosos anos

A memória encantatória trazida a todos nós pela Rua da Judiaria, o tempo lembrado, nunca descansado, ou a fraternidade, assim tão necessariamente luzente, são um amparo para todos nós. Os lugares, as vozes, os rostos & alma que se reconhecem no mais singular de todos os blogs em língua lusa, é um luxo que devoramos cada dia. Uma imensa soidade que faz parte da nossa portugalidade e desse mysterio de ser português. Um olhar de passos idos, uma viagem muy encoberta. Essa força espiritual é um fado em todos nós. Um chamamento velado. Um reencontro. Obrigado Nuno. Saúde e fraternidade.

In Memoriam Joaquim de Carvalho

"Apesar de contestada [a filosofia portuguesa] por uns, indiferente à maior parte, mas aproveitada por estranhos, pensámos sempre que o Génio Nacional, como unidade viva e livre, se deveria reflectir na Filosofia.
Com efeito, se uma nacionalidade é em si um produto espiritual, para nós mais representativo do que a comunidade de interesses, sentimentos, tradições, língua, caracteres étnicos, autonomia do poder politico, etc, com que ordinariamente é definida, se, por outro lado, a filosofia não é estéril e vão exercício da inteligência, mas uma exigência imperiosa do espírito, o que impede teoricamente que um povo livre, na plenitude da sua autonomia, se afirme e reconheça, independentemente doutras manifestações, na Filosofia?..."

"Se sobre todas as coisas reina a dignidade da consciência humana; qualquer ideário político, qualquer arquitectura do Estado que a esqueça, esmague ou remova para o fundo do cenário, é intrinsecamente falsa e moralmente pecaminosa ..."

"Quando um país tem a dita de possuir uma oligarquia de políticos, claros nos propósitos, seleccionados e confirmados pelo voto de opinião, honrados com o adversário quando lhe chega a hora de governar, o povo vive subtraído às oscilações extremistas das leis do pêndulo e podem chover estrelas ou picaretas que não se abalará a paz interna.
Se esta meia-dúzia de homens se desentender, se se deixar atrair pela sereia do mando, tapando os ouvidos à frágil voz do Servir, na bigorna da politica soa o timbre das espadas, com as quais, como advertiu Talleyrand, se podem fazer muitas coisas, salvo sentar-se alguém nas pontas.
Sempre assim foi e será, assim como, pelo contrário, sempre foi e será o diálogo claro e publico entre os dirigentes políticos o bastião inabalável da paz civil. Governe a direita, governe a esquerda, o essencial é que, no círculo dos oligarcas, quem governa saiba demitir-se, e quem quer o poder saiba esperar"

[Joaquim de Carvalho, in Diário Liberal (1933 e 1938), citado por Cruz Malpique, in Perfil intelectual e moral do prof. Joaquim de Carvalho, 1959]

"Junto ao túmulo de Joaquim de Carvalho"

"Meu querido pai, apenas quero dirigir-te a minha última oração de amor bem junto à tua derradeira e já etérea presença física, para que partas e saibas antes da despedida que levarei no meu sangue violado a tua estirpe e que afinal estás enganado: - a tua sepultura não é esta fria cama onde hoje singelamente te trazem a imensa ternura e o imenso respeito duma Nação (duma Nação? Não, querido pai, de todo o mundo culto, dos inúmeros amigos e admiradores teus que a esta hora te choram por terras ultramarinas, brasileiras, espanholas, francesas, italianas, argentinas ? sei lá por onde mais o teu nome era bandeira ao vento da cultura, da justiça e da independência moral!) Não, que a tua ultima morada não são as imutáveis arestas destas pedras, mas a humilde charneca do sangue igual da tua companheira, a nossa mãe. Aí o teu repouso e a tua permanente reaparição. Estaremos eternamente contigo porque não foste apenas o pensador, o escritor e o professor notabilíssimos ? mas o pai santo, no seio da família, e o santo homem, no seio da comunidade. Dignificaste a palavra cristã. Honraste os valores humanos da generosidade e da tolerância. Tudo o mais que criavas era apenas eco da tua bondade e da tua natural inteligência sensível. Jamais poderei deixar de te ver junto aos livros e debruçado sobre a vida, esse livro mestre de livros. Eras indomesticável ou só domesticável às causas supremas da redenção e da valorização do homem cá na terra. Os homens que tu mais amaste forma santos como tu, chamassem-se Spinoza ou Antero. Tu os recreaste através de ti porque nascera contigo o padrão de valores de outros valores. E o teu valor máximo era a humildade à maneira de Spinoza (nunca te seduziu a riqueza material), o coração generoso de Spinoza, o orgulho moral e liberal de santo Antero, e a certeza de que um homem serve a Pátria ao longo dos séculos e que só nessa perspectiva ainda mais apreciarão o teu trabalho. Não tinhas medo à história. E a historia, um dia, há-de julgar-te como um símbolo"

[Oração proferida pelos seus filhos, no cemitério da Figueira da Foz, em 29 de Outubro de 1958]