sábado, 14 de junho de 2008


Leilão - parte da Biblioteca Dr. Guilherme Goldegel de Oliveira Santos

"Parafraseando Roberto Browning: O que é difícil não é escrever um livro; é saber ler um livro.

Por um livro único, o bibliómano 'rejeitaria a coroa das Índias, o Papado, todos os museus da Itália e da Holanda, se os houvesse de trocar por esse único exemplar'
[Machado de Assis]


DUAS PALAVRAS

Estou muito velho e já não tenho espaço para os livros.
Resolvi, por isso desfazer-me de parte da minha biblioteca.

Muitos lotes são não só interessantes como invulgares. Chamo a atenção, entre outros, para o Cancioneiro da Ajuda, para as Ordenações e vários volumes que respeitam ao antigo direito, para Kant, para Sade, para a edição de 1808 da sentença da revisão do processo dos Távoras e uma cópia manuscrita, provavelmente de fins do século XVIII, para uma colecção de periódicos do tempo da Maria da Fonte e onde figura o primeiro artigo de Camilo Castelo Branco, para um atado com folhetos de literatura de cordel, para Eça de Queirós, para o Orfeu e alguns modernistas; e, em especial, para uma Cervantina fora do comum e que conta espécimes preciosos e raríssimos - por exemplo, uma edição do D. Quixote publicada em Lisboa em 1605 e saída da oficina de Pedro Crasbeeck e que é, talvez, exemplar único, como provei numa comunicação que proferi em 1999 na Associação dos Arqueólogos Portugueses e que tem separata e entra também neste leilão (lote nº 259).

Quando vi levarem os livros, acudiu-me ao espírito o episódio d'A Morgadinha dos Canaviais em que o herbanário assiste com o coração apertado ao corte das suas árvores.

É com uma saudade imensa que me despeço de amigos de todas as minhas horas, mas espero que quem adquirir as obras - sejam ou não as mais cotadas comercialmente - as estimem tanto como eu as estimei.

Lisboa, Fevereiro de 2008

Guilherme Goldegel de Oliveira Santos" [aqui, sublinhados nossos]

O leilão de parte da Biblioteca do ilustre escritor e bibliófilo, sob a responsabilidade da Leiloeira Renascimento, decorre nos próximos dias 16 e 17 de Junho - na Rua Agostinho Lourenço (ao Areeiro) 20 C, Lisboa - pelas 21.30 horas.

O Catálogo do leilão, que esteve a cargo de José F. Vicente, pode ser consultado on line.

A não perder.