sábado, 4 de março de 2006


Antonin Artaud [1896 - m. 4 Março 1948]

"A tragédia no palco não me basta mais, vou transportá-la para a minha vida". [A.A.]

"Quem sou eu?
Donde venho?
Sou Antonin Artaud e mal digo isto
como só eu o sei dizer
imediatamente vereis o meu corpo actual
voar em estilhas
e refazer sob dez mil formas
um corpo
no qual jamais
me podereis esquecer
" [Antonin Artaud]

"Pai, pátria, patrão - a trilogia que serve de base à sociedade patriarcal e à canzoada fascista (...) os homens hão-de erguer-se e hão-de arruiná-la, fundarão a sociedade fraterna dos companheiros de trabalho, do poder e da solidariedade humana"

[in Manifesto do Surrealismo, e citado por Artaud em Mensagens Revolucionárias, & Etc]

Locais:Antonin Artaud / Antonin Artaud (1895-1948) / Antonin Artaud / A. Artaud / Antonin Artaud, el más grande entre los malditos del pasado siglo / Artaud / Antonin Artaud: Loucura e lucidez, tradição e modernidade / Antonin Artaud / O Teatro Político de Antonin Artaud / Jacques Derrida évoque Artaud