quarta-feira, 12 de outubro de 2005


Legião Portuguesa

Espírito de patriotismo e de sacrifício; fortalecimento do corpo e do espírito pelos exercícios militares; obediência aos chefes» - são no pensamento de Salazar, como vimos, as sínteses dos nossos deveres.

Anotemos hoje a última - «obediência aos chefes».

É a Legião um organismo pré-militar, constituindo uma hierarquia a milícia. Toda a organização, toda a hierarquia supõe uma ordem e consequentemente dirigentes e dirigidos. Há, portanto, chefes, chefes escolhidos por quem de direito, chefes que conquistaram os seus postos com espírito próprio. Todos eles ? dirigentes e dirigidos ? se irmanam no mesmo pensamento de servir uma causa e de a servir bem. Mas esta irmandade impõe à consciência mais fortemente um dever de obediência, porque só serve bem quem serve com disciplina ocupando o lugar que lhe foi marcado e cumprindo com zelo a ordem recebida (...)

Obedecer livremente, quere dizer, aceitar com liberdade o comando, não é diminuir a personalidade, é, ao contrário, eleva-la pondo-a ao serviço dos altos valores espirituais que dominam a nossa consciência. O Homem só é livre na medida em que escolhe. Depois tudo o prende, tudo o liga.

Prende-o a consciência impondo deveres; liga-o a Pátria pedindo-lhe a vida; prende-o a Família na obrigação duma assistência permanente e constante.
A liberdade absoluta é um mito (...)

O berço liga-o à família, o local onde nasceu e os pais que lhe devem o ser à Nação e assim o Homem fica logo com a tal liberdade limitada, quer dizer - sem liberdade absoluta.

A liberdade vem depois e consiste, como se disse, no direito de escolha.
O Homem pode escolher - servir interesses, paixões, ideias.
A sua personalidade diminui-se ou fortalece, consoante for feita a escolha. Nós escolhemos já - servir o bem comum da Nação expressa no nosso compromisso.
E, por isso, fortalecendo a nossa personalidade, obedecemos aos chefes que são os melhores, que são os guias (...)

Saber obedecer é virtude, porque exige qualidades de abnegação e de dedicação (...) Saibamos, pois servir, obedecendo aos chefes, porque assim - serviremos Portugal!"

[Clarim, in Boletim da legião Portuguesa, Março de 1945]

Curioso vai ser acompanhar o que se seguirá na sequência da noticia d'O Público [12/10/05] do "acesso público ao documento" denominado, já, "Lista da Legião Portuguesa", que como se sabe foi entregue à direcção da Torre do Tombo pela direcção do Grande Oriente Lusitano. A listagem dos agentes ou difusores das acções levados a cabo pela Legião Portuguesa - importante organismo de sustentação ideológica e para-militar do regime fascista em Portugal - colocada assim à disposição dos voyeuristas da política e pronto-a-servir à sociedade de espectáculo mediático, pode empregar muitos indigentes da política indígena, mais do ajudar investigadores ou historiadores. A ver vamos.