quarta-feira, 12 de outubro de 2005


Eugenio Montale [n. 12 Outubro 1896-1981]

"Não nos peças a fórmula que te possa abrir mundos,
e sim alguma sílaba torcida e seca como um ramo.
Hoje apenas podemos dizer-te
o que não somos, o que não queremos
" [Eugenio Montale]

"Vou direto ao que interessa: numa época de palavras genéricas e abstratas, palavras boas para todos os usos, palavras que servem para não pensar e não dizer, uma peste da linguagem que transborda do público para o privado, Montale foi o poeta da exatidão, da escolha lexical motivada, da segurança terminológica visando capturar a unicidade da experiência. [...] Mas essa precisão para nos dizer o quê? Montale nos fala de um mundo turbilhonante, movido por um vento de destruição, sem um terreno sólido onde apoiar os pés, com o único recurso de uma moral individual à beira do abismo. É o mundo da Primeira e da Segunda Guerra Mundial; talvez também da Terceira" [ler aqui]

"Talvez certa manhã andando por um ar de vidro,
árido, voltando-me, veja acontecer assombrado:
o nada por cima dos meus ombros, e atrás de mim
o vazio, com um terror de embriagado.

Depois, como sobre um écran postar-se-ão lado a lado
árvores casas colinas para o costumado credo.
Mas será tarde demais; e eu escapar-me-ei calado
por entre os homens que não olham para trás, com o meu segredo
"

[Eugenio Montale, in Poesia, 2004]

Locais: Eugenio Montale / Eugenio Montale (1896-1981) / Eugenio Montale - Biography / Eugenio Montale (The New York Review of Books) / Eugenio Montale (O Poema) / Eugenio Montale's speech at the Nobel Banquet, December 10, 1975 / Eugenio Montale / Eugenio Montale: La ruptura del mundo como representación / Eugenio Montale e a sua experiência humana / 5 poemas