quinta-feira, 2 de junho de 2005


In Memoriam Eduardo Teixeira Coelho [1919-2005]

Eduardo Teixeira Coelho (ETC), um dos maiores ilustradores da Banda Desenhada Portuguesa faleceu em Florença, no dia 31 de Maio do corrente ano. "A simultânea firmeza e leveza do seu traço, a força sugestiva da pincelada, a mestria no jogo de luz e sombra, de preto e branco, as arquitecturas fosterianas, a composição dinâmica, os cavalos, os espaços abertos, a perfeição da técnica, a subtileza dos rostos?" [João Boléo & Carlos Pinheiro, 2000] revelam a presença de um grande desenhador e fazem parte da "história aos quadradinhos de expressão realista". O grande sucesso da revista "Mosquito" a ele se deveu. Merecidamente.

Nasce ETC em Angra do Heroísmo a 4 de Janeiro de 1919, parte para Lisboa para "frequentar um curso comercial", publica o seu primeiro trabalho no "Sempre Fixe" (nº 517, 1936), labora em anúncios publicitários, cartazes de praia, "reclamos de imprensa", faz ilustrações para a revista "Foco" (1941). A partir daí o seu progresso é "surpreendente", não só pelo contacto com outros ilustradores (Álvaro Duarte de Almeida ou João Rodrigues Alves) mas "pela busca isolada e teimosa de um processo interpretativo pessoal" [António Dias de Deus, 1997] aliada a "uma grande liberdade criativa íntima" [ibidem]. Participa em diversas revistas infantis, e é principalmente no "Mosquito" (1943) que "alcança a mestria total na ilustração de novelas com carácter histórico, moderno ou fantástico". A colaboração com a escrita de Raul Correia, "pela clareza e vivacidade" e criatividade "marcaram uma época".

Em 1953, ETC vai para França "em ruptura com o Estado Novo" [Carlos Pessoa, in jornal O Público], onde colabora no "semanário infanto-juvenil do Partido Comunista Francês" [ibidem], depois Inglaterra, dando início a uma "carreira internacional" notável [utilizou pseudónimos, como o de Martin Sièvre], radicando-se posteriormente em Florença [é ao mesmo tempo um "especialista de alguns aspectos da iconografia histórica" local, organizando "uma exposição sobre armaduras, que constituía uma das suas paixões"], onde veio a falecer.

Bibliografia de ETC: O Senhor Doutor, Engenhocas e Coisa Práticas, Filmagem, Colecção de Aventuras (1942), Mosquito a partir de 1943 [O Feitiço do Homem Branco, Os Guerreiros do Lago Verde, Os Náufragos do Barco sem Nome, Falcão Negro, O Caminho do Oriente, A Lei da Selva, Trilogia das Louras, Lobo Cinzento], rev. Chicos (1943/4), desenhos no Século, Diário de Noticias, Almanaque Alentejano (1946), revista Eva, Olá (1948), Auditorium, Diabrete (1950), Cavaleiro Andante (1953), Gente Moça (1953), Portugal Ilustrado (1953), O Rei Triste (1955), rev. O Pardal (1961), Histoire de France en Bandes Dessinés (1970), Jornal do Cuto, O Mundo de Aventuras, reimp. O Caminho do Oriente (ed. Futura), A Morte do Lidador, A Torre de D. Ramires, etc.

Referências a ETC: Os Comics em Portugal, Bedeteca, 1997 / E.T. Coelho: a Arte e a Vida, Ed. Época de Ouro, 1997 / Eduardo Teixeira Coelho: quadriculografia portuguesa ilustrada, ver. BML, 1998 / Dicionário dos Autores de Banda Desenhada e Cartoon em Portugal, NonArte, 1999 / Das Conferências do Casino à Filosofia de Ponta, Bedeteca, 2000

Locais: Eduardo Teixeira Coelho / ETCoelho / Galeria de Eduardo Teixeira Coelho / La mort d'Eduardo Teixeira Coelho / Um nome maior da BD portuguesa Eduardo Teixeira Coelho