terça-feira, 14 de outubro de 2003

[PRECISAMOS DE TI, COHN-BENDIT]




" Porque somos alimentados e dessedentados pela mão todo-poderosa do Estado e fazemos exactamente aquilo que nos mandam.

- Dizem-nos que o governo sabe o que melhor nos convém; as grandes corporações sabem o que melhor nos convém; a BBC, a TV e a Imprensa sabem o que nos convém ouvir; as agências de publicidade sabem aquilo que devemos comprar; os professores sabem aquilo que nos convém aprender; a lei e a ordem são boas para nós porque excluem todo aquele que nos disser que talvez nós próprios saibamos aquilo que nos convém.

- Em retribuição de sermos tão bem tratados, pagamos impostos ao governo para este comprar aviões ruidosos com que os homens de certos organismos nos ensurdecem; pagamos para a BBC, TV e a Imprensa, e concedemos a nossa confiança; pagamos aos publicitários mas estes não precisam da nossa confiança porque não há outra coisa a comprar senão os seus produtos; pagamos para os nossos professores fingindo que eles são todos profundos e sábios; pagamos para a lei e a ordem com dinheiro e obediência, e concordamos em chamar-te «irresponsável». (...)

- Pensamos que devemos as nossas vidas à sociedade e esquecemo-nos de que somos sociedade.
- Tornamo-nos esquecidos com o bem-estar; cegos com o orgulho paroquial; infantis com a obediência; petulantes com a desobediência; ansiosos por uma pensão; ensinados a ser ignorantes. Não gostamos de factos (...)

- Não acreditamos na nossa imprensa mas compramo-la.
- Queremos o que tu queres, mas apoiamos o outro lado.
- Chamamos à violência policial e à violência do Estado ... «violência estudantil», e desculpamo-nos com ela.

- Nós estamos muito, muito assustados".

[Grupo Surrealista em Inglaterra: Ian Breakwell, Alan Burns, Rupert Cracknell, Sophie Kemp, John Lyle, Conroy Maddox, George melly, Peter Rider, John Rudlin, Kem Smith – Maio de 1968, in Textos de Afirmação e de Combate do Movimento Surrealista Mundial, Mário Cesariny, P&R, 1977]