sexta-feira, 24 de outubro de 2003

BLOGALIZAÇÃO


 
"Eu nunca aderi às comunidades práticas de pregar com pregos
as partes mais vulneráveis da matéria
" [M. Cesariny]

Blogalização! - diz a Maria, com voz doce.
- Oh não, agora que um Outono desvairado de chuvas e ventos se insinua, surpreendi tiques de vernissage.
- Questão de marketing patriótico, disse ele, sussurrando.
- Dizias tu, que ali na Avenida Manning, à direita de quem sobe a Dundas vindo de Bellwoods Park, está uma alma sensível, um mestre poeta que consegue tanger as mais delicadas sensações com esse «barro» que são as letras. Afinal, "a ternura é húmida" [Raul Brandão]
- Olha, hoje ao esfregar o corpo banhado, saiu-me o Verão da epiderme e arrastei-me para o trabalho com a ligeira ressaca da praxe e imenso sono - continuava ele. "Lisbon is a bum's nightmare: you can only survive it by getting drunk" [M.V.Costa].
- Dizem que não haverá nunca um espaço que nos seja comum e isto porque parece que há cada vez menos amor pelas palavras. É que o "destino é como a guitarra, quem tem unhas toca, quem não tem é tocado" [MVC]
- Eu não. Estou feliz porque desconfio que terei um grande natal. Eu é que sou o Pipi. Have you ever been cheated?
- Praqueja, olha que o "timbre de honra é morar limpo no espanto eu pessoalmente morto" [Nemésio]. "I try to be as progressive as I can possibly be, as long as I don't have to try too hard".
- Porém, todos os sinais estão por aí, dispersos. "Toda a vulva é fechada como a expansão da noite" [MVC]
Era Outono, o cheiro a mar, o cheiro a rio, a cidade à beira mar, paisagem meritória, digna de figurar em qualquer colecção de postais ilustrados, passa em revista parte do seu repertório num piano tocado com ambivalente delicadeza.
- Também o Alberto o mete nos píncaros, gritou o homem, anda a desbravar Nelson Rodrigues. Que inveja!
- Eu já suspeitava que dali só podia vir a mais sólida clarividência. O homem não só tem conhecimento do que fala como não paro de me espantar com a forma como, dia a dia, hora a hora, minuto a minuto, jorram os discursos que mais munições dão aos populistas.
- Ora adeus, "a revolução é o permanente retrocesso do sim ao seu princípio, deslumbrado" [MVC]. E, com tanta confusão mediática, alguns de nós poderiam ser levados a dar toda a atenção ao acessório e cagar-se para o essencial.
- Trogloditas ou cavernícolas, eis o que são. E, vendo bem, é muito mais proveitoso ouvir o Santana Lopes: "Ó Rodrigo, esta semana estou perplexo. E estou perplexo com quê? Estou perplexo com esta flatulência que me atacou depois do almoço.". Eis, dois "pesos-pesados" da área da mercearia fina.
- Mas a maior parte das vezes mistura 5 mentiras, duas suposições e três ilações erradas, leva tudo ao shaker e apresenta-nos uma verdade irrefutável Bestialidades, Ginástica dos maxilares, «amiguinhos» do costume. Não ponho lá os pés.
- Mas isso não é um resultado ... tão brilhante como o Benfica com o La Lumiére da semana passada, mas foi o que se conseguiu arranjar. A música até pode ser boa, mas o homem, definitivamente, não é nada cool.
- É a blogalização, repete a Maria, com "o ouvido tenso de rumor numa flor de pedra" [A. Ramos Rosa]