sexta-feira, 30 de setembro de 2011

NOTÍCIAS DA FRENTE


"Também conhecemos livreiros que faziam política e as sua lojas constituíam alfurjas que mantinham uma instituição bem ibérica – a conspiração política, estado permanente dos dois povos peninsulares, sempre virados para a revolução palaciana, para o caudilhismo, que se transportou para a América Latina. Não dizia o Eça que nós éramos a pevide e os outros, os brasileiros, a melancia...?" [Jorge Peixoto]

[no dia de S. Cláudio] Com os dias a diminuir, os trabalhos do amador de livros a quem não importa a vida alheia, mas sim a D. Bibliografia (cf. Matos Sequeira), são de enorme canseira. Começam os Leilões de Bibliotecas e as estantes altas garantem o seu papel, com graça e proveito. O negócio do livro abunda em método e labor. Os catálogos caem – se os CTT assim o entenderem – no regaço do aprendiz, que ainda tem essa capacidade de se espantar por todos esses livros em socorro perpétuo. O amador de livros deve escolher a peça bibliográfica com afago, certamente, mas também com a promessa de câmbio futuro. É que o sr. Gaspar das finanças já pronunciou o amanhã que nos espera. O nosso tormento é, portanto, salvar o livro e amparar o corpo. Não é pouco o nosso espanto e farta a nossa bolsa, porém arrematemos na praça sem hesitações ou gemidos de pânico. O amanhã cantará, por Santa Catarina!

- informa-se os estimados leitores & amantes de livros, que a ilustre & determinada Livraria Letra Livre irá dar a lume (edição fac-similada) a incontornável obra de Rubens Borba de Moraes, "O Bibliófilo Aprendiz". Estimada e grande merecimento, a peça bibliográfica de Borba de Moraes faz falta colossal (cf. Dicionário Perpétuo do Gaspar das finanças) aos aprendizes de bibliofilia.

- nos próximos dias (do dia 10 a 15 de Outubro, sempre às 21 horas) vai à praça uma "Biblioteca de Literatura, Arte e História, Livros raros ou curiosos coleccionados por um distinto bibliófilo portuense". Organização esmerada da Livraria Manuel Ferreira, sitiada na Invicta. Consultar o sempre estimado catálogo AQUI (II vols). O Leilão realiza-se na Junta de Freguesia do Bonfim (Campo 24 de Agosto), Porto.

- CATÁLOGOS do Mês: com a pontualidade costumeira está online o Boletim da Livraria J. A. Telles Sylva; a Livraria Castro e Silva apresenta o seu 129º Catálogo com (645) peças bibliográficas estimados e raros livros, evidentemente para esmerados bibliófilos de forte & vantajosos cabedais. Uma luxúria!; a Livraria Moreira da Costa (Porto) lançou o seu Boletim de Setembro, com um conjunto de peças portuenses muito estimadas. Em atenção o lote de Annuarios da Academia Polytechnica do Porto e um outro [Boletim] da Sociedade de Geografia, de merecida estimação.

- [LÁ POR FORA] Chama-se à pedra o 93 º Catálogo (online) de/sobre Aleister Crowley, que a estimada Weiser Antiquarian Books promove. Estas raridades, manuscritos e livros deste antiquário são para iniciados nos mistérios do mago "negro" ou colecionadores afortunados; a Liber Rarus, de São Paulo (Brasil) apresenta novidades na sua página, algumas referentes à paróquia. A ver com atenção; a 2ª parte da Biblioteca de Patrick de Brou de Laurière [clicar para ver o Catálogo] segue no próximo dia 1 de Outubro. Excelente lote de livros de arqueologia, a ler com atenção.

- [Vinil à Portuguesa - especial melómanos ou celestial música para curiosos ouvidores] o sempre estimado Bernardo Trindade, da preciosa Livraria Campos Trindade, promove no dia 8 de Outubro (a partir das 11 horas) uma Venda Especial de Discos de Vinil (em todas as suas rotações por minuto), colheita indígena de vários anos. Já por lá vimos um Artur Paredes, peça de colecção. A não perder!