quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

NOTÍCIAS DA FRENTE


"Quando se proclamou que a Biblioteca compreendia todos os livros, a primeira reação foi de uma felicidade extravagante" [Borges]

A Lua crescente sugere as utopias ou uma nobreza sem inchação. Este tempo de tardança está a ter um repertório curioso e mui reverente, e nem o adestramento dos colegiais do dr. Cavaco nos vai tirar do tédio (ouvi-nos mestre António Nobre!). O regente Aquário promete-nos (sempre) acreditadas actividades cívicas e outras tantas assembleias mais ou menos fúnebres. Justum! Porém a Lua de Peixes já anda por aí. Marques Mendes a perorar, entre a boca e a louca. Augusto S.S. a confessar: "Je ne sais pas lire". Patienta sapientiae comes est.

Nas obras de Fevereiro não há lugar à "pedra talhada". O neófito deve semear o acervo bibliográfico com livros não despiciendos, apanhando, na prudente melancolia de bibliófilo, livros que honrem a livraria. Evidentemente que o aprendiz sabe que o livro "tem uma ordem" e na "poda" é justo conhecer a descrição do mesmo, para que a sementeira (ou garimpagem) produza farta colheita. Uma segunda lavra, antes da arrumação da obra, deve ser ultimada. Ler os livros e transcrever notas nos cadernos, diria Umberto Eco. Isto é cerzir os dados e depurar - acrescentamos nós. Com entusiasmo e sem fadiga. Nem improviso!

- o regato do livro antigo, estimado & raro laboriosamente luta contra a crise do mercado livreiro, sempre com o prestígio que os seus Leilões confirmam. No próximo dia 17 de Fevereiro (21,30 horas), a Leiloeira Renascimento, sita na Rua Agostinho Lourenço (ao Areeiro), 20 C, põe à praça um conjunto curioso de livros, opúsculos (raros) e manuscritos. O Catálogo [que ainda não recebemos, decerto por incúria ou obscurantismo do sr. Estanislau Mata Costa, sacerdote-mor dos CTT] ou o seu trabalho é de toda a utilidade e pode ser AQUI consultado.

- duas raras peças da estimada bibliografia maçónica, ambas do final do século XIX, estarão a caminho de reimpressão. Os invulgares exemplares, mesmo que em edição fac-similada, são fundamentais para a nossa história contemporânea. O livreiro em questão - e que por discrição não avançamos -, que se dedica ao comércio do livro antigo por paixão e gosto, está de parabéns tal o serviço público que vem prestando aos amantes dos livros e à cultura. Aguardemos, pois!

- o site da nossa amiga Gabriela Gouveia é uma verdadeira redenção para cativos e uma alumiação instrutória aos bibliófilos. Fora o curioso preçário com que decora a sua belíssima montra de livros, toda a impressão e nível gráfico é de grande eloquência. Saudação de todos nós!

- dos Boletins, Catálogos & demais proveniências: a não perder o Boletim nº110 de J. A. Telles da Sylva, online; ultimado está (assim acuda à nossa chamada) o novo Boletim de Livros seleccionados da Livraria Bizantina, pertença do ilustrado Carlos Bobone, eminente galerista & estimado livreiro. Dão-se alvíssaras, pelo correio de véspera. À atenção do sr. Estanislau.

- pela mão de um risonho vassalo do sr. Estanislau, chegou-nos a mais recente edição patrocinada pela Livraria Letra Livre, uma obra onde se reúne os "textos e comentários de natureza histórica e política sobre o século XX português" ou o "material subversivo" de João Maria Paulo Varela Gomes, cidadão activo (mesmo que "clandestino") nesta "democracia filofascista". Trata-se da "Memória Ideológica no Centenário da Republica" (Viva a República Abaixo os Ladrões) – AQUI por nós já referenciada -, conjunto de artigos publicados no Alentejo Popular. Salientamos, nesta medida justa do tempo, os artigos sobre "Deportados em Timor"; um curioso texto crítico - sobre esse mártir da estória do actual regime, Rui Ramos - que Varela Gomes intitula "Rui Ramos um moderno cronista da Corte e a sua ‘História de Portugal’; as excelentes notas sobre "Sarmento Pimentel" ou "João Chagas" e vários textos obre a II República, como "Vital Moreira e a ‘Memória do Fascismo Ibérico", "José Mattoso e o direito à Memória", "Pulido Valente e Sousa Tavares, Intelectuais Miguelistas", entre outros. Pedidos à Livraria Letra Livre.

Aux livres Citoyens!