terça-feira, 30 de novembro de 2010

BOA NOITE SR. FERNANDO PESSOA!


[Fernando Pessoa m. 30 de Novembro de 1935]

"Sim, está tudo certo.
Está tudo perfeitamente certo.
O pior é que está tudo errado
"

"... nós esperamos sempre pela voz do comando (...) sofremos da doença da Autoridade – acatar criaturas que ninguém sabe porque são acatadas, citar nomes que nenhuma valorização objectiva autentica como citáveis, seguir chefes que nenhum gesto de competência nomeou para responsabilidades da acção (...) nós compensamos a nossa rígida disciplina fundamentalmente por uma indisciplina superficial, de crianças que brincam à vida. Refilamos só de palavras. Dizemos mal só às escondidas. E somos invejosos, grosseiros e bárbaros, de nosso verdadeiro feitio, porque tais são as qualidades de toda a criatura que a disciplina moeu, em que a individualidade se atrofiou..."

[A Exportação Portuguesa] – "A exportação portuguesa é, em relação ao que poderia ser ou tornar-se, pequena, mal orientada, e mal coordenada. Nem há concorrência interna, o que significaria actividade intensa entre exportadores individuais, nem cooperação nacional entre eles. Não há estudo científico dos mercados, nem adaptação consciente, a cada um deles, dos produtos que podemos exportar.

Para a transformação e melhoria de este estado de coisas não há que pedir uma acção propriamente dita, nem ao Estado, nem aos exportadores individuais. Quer o estado actual, quer os seus tentáculos consulares e diplomáticos, são elementos de apoio e de informação – mais nada...
"

[Conselhos Fiscais] – "Escolhem-se homens sérios para os Conselhos Fiscais. Mas os homens sérios podem ser estúpidos – há muitos; os homens sérios podem ser confiados – há muitíssimos; os homens sérios podem ser desleixados – há imensos; e o accionista perde o seu dinheiro, sem que os homens muito sérios deixem de ser muito sérios, o que é uma consolação insuficiente para quem perdeu o dinheiro que fiou da fiscalização incompetente, senão inexistente dos homens de muita seriedade..."

Boa noite sr. Fernando Pessoa!