sexta-feira, 30 de abril de 2010

CRUELDADE!


"crudelem medicum intemperans aeger facit"

Anda por aí um arrazoado colectivo & pouco higiénico sobre uma presuntiva conspiração – como é óbvio, "revolucionária" – de uns inçados especuladores capitalistas que, na sua gula d’ofício, folgam por levar o nosso piedoso país à bancarrota. Pelo que se diz no balneário paroquial, a bordoada última da (outrora) benemérita Standart & Poor’s, ao avaliar (com a devida vénia à sra. Lurdes Rodrigues) o "estado de negação" do risco da dívida, mandou-nos para a galeria do junk e (pasme-se) fez subir o CDS (i.e., os credits default swaps). Mais, consta que tais infames empresas de rating nos trazem pela trela. A ferocidade é, salvo melhor opinião, de assinalar.

A lista de mazelas que repentinamente ilustrou a situação é conhecida. A disenteria dos argumentos da veneranda classe dos economistas & demais incumbentes da coisa pública, em torno da "turbulência", "nervosismo" e "credibilidade" que acossa a paróquia, é formidável. Ó inclemência!

É certo que o embalsamado Vieira da Silva desapareceu e o sr. Teixeira dos Santos deambula por todo o lado, mas não havia razão para, nesse divertimento de estar o país a arder pelas patifarias a soldo de excitados capitalistas, ver surgir o raminho filosofante dos Campos e Cunha, Eduardo Catroga, Braga de Macedo (petit-maître ajuramentado), o Bagão Félix, Pina Moura (o arreda-deficits) ou, mesmo, esse novo poeta-economista, Nicolau Santos (na falta dos Silva Lopes & Cia). É uma crueldade o que fez, a estes patriotas, o cacete de infames capitalistas d’além-mar. Abaixo a especulação, grita o Valter Lemos, em bom economês.

É certo que o ex-administrador do Oásis, o dr. Cavaco, adverte que não vai perorar; é verdade que o casto Paulo Portas capricha no "seu" CDS, vertendo lágrimas viçosas anti-capitalistas; está provado que os clones Sócrates & Passos Coelho se sentaram (matreiramente) no dorso da besta do PEC, qual repolho d’amor indígena, requerendo medidas urgentes à canalha; está até conforme as doutas e sábias demonizações anti-capitalistas dos associados da CIP, sendo que o sr. Van Zeller, a pedido de várias famílias, legitimou até o engenho revolucionário que vem decerto por aí; foi bonito ver o sr. Mendonça, das Obras a publicar, anunciar, no seu génio de distinto académico, aeroportos e TGV’s, em pura emanação divina.

Tudo isso é justo, deslumbra, é até erótico de se seguir, mas cremos que não havia nexexidade! A paróquia já deu sobejas provas que se afunda sozinha, com ou sem mercenários especuladores. Aliás, o dr. Cavaco Silva está onde está para a provar que "plutôt mourir que changer". Apertem os punhos!