domingo, 14 de setembro de 2008


O país "cadaveroso" do dr. Cavaco

"Não acha a colega que estamos todos a exagerar no fabrico de faca sem lâminas a que falta o cabo?" [?]

O prof. Cavaco Silva é politicamente conservador, entrouxado no seu tortuoso economês, obscuro nos costumes, desocupado culturalmente. O dr. Cavaco Silva é, com ou sem lamentações, o Presidente da República. O polícia da Constituição. E, ao mesmo tempo, não deixa de ser a "roda-viva" desta curiosa direita desastrada e já sem "esperança de casar".

Singularmente vaidoso, birrento, comicamente cediço, o dr. Cavaco – até agora um simples "notário" do governo – entende que acabou o seu tirocínio presidencial e que chegou a hora de salvar a pátria. Autorizado por fervorosas almas gémeas, com assento no bloco central de interesses, o dr. Cavaco vareja ministros, o Governo, a Assembleia da República, o poder local. A catadupa de intervenções públicas do PR, deslocadas no tempo e insolitamente ressabiados, justifica o silêncio existencial da "tia Manuela". Cavaco Silva (basta ler o que por aí se escreve) é hoje – como se previa – o figurino e a máscara da despeitada oposição. Desconhece-se, apenas, se assume o papel de motu próprio (os escolhos e as toleimas da governação, de tão assinaláveis, são um verdadeiro convite a isso) ou se caiu numa esparrela intencional do eng. Sócrates com o fito de tocar a rebate e unificar as suas fugidias hostes.

Seja como for, ao dr. Cavaco pouco lhe importa o país e a canalha. Para essa indigestão o dr. Cavaco já deu! A digressão e diversão agora são outras.

Deste modo a ilusão que não se passa nada entre o Governo e o dr. Cavaco é uma piedosa inspiração de alguns assalariados. O fait-divers de Paulo Pedroso e o sua União Nacional ou a privança jurídica do douto dr. Vital Moreira sobre o princípio da reserva da constituição, via Estatuto político-administrativo dos Açores, mostra existir algumas divergências temporais na estratégia do grupo socrático, mas nada mais que isso. Por sua vez, o embrechado sopro de Ferreira Leite sobre o direito de voto dos emigrantes e o surgimento desatinado de putativos candidatos à liderança do escavacado PSD, revela o fragor e a violência da luta partidária que já está aí.

Os acolhidos do bloco central de interesses estão (que ninguém se engane) vivos e de boa saúde. Os tempos que se seguem e o cortejo habitual de luminárias a acompanhar serão muito curiosos. O país "cadaveroso" (expressão recolhida da velha polémica Sergiana sobre o seiscentismo, presente no último livro de Artur Anselmo) do dr. Cavaco continuará a ser como até aqui, seguindo as palavras de António Sérgio, esse "espectáculo do estiolamento da mentalidade portuguesa".

Dúvidas!?