terça-feira, 2 de janeiro de 2007


Analistas & colunistas - Os Piores de 2006

"O que ler ensina, a vida sobre a terra esquece" [M. G. Llansol]

Não há artigalhos grátis, nem luvas limpas. Todos o sabem. O trilho de analista é uma interminável transcrição de encómios ao poder. Quando arrufam (o que acontece) é para iludir o defeito da prosa. Os governos passam, os colunistas ficam. O frete político tem de continuar. Deve continuar. Alguns deles estão há longos anos nessa egolatria. Enfatuados, com a vassalagem em dia, dizem sempre o que qualquer indígena espera que digam. Nunca ninguém errou nesse curioso jogo. Todos sabem de cor a maviosidade do inefável analista. A encomenda, essa, recebe-se sempre de véspera. O engodo, quando calha, vai de folia. Para que serve, então, um colunista? Para diversão! A mão oblige.

No entanto, há algumas encomendas, que de tão riscadas estão pela bajulice e a sem vergonha, que aparvoam o casto indígena. Não por maldade infausta, mas por simples desaforo. O cronista, anos a fio sem "acertar uma", no seu divertimento buliçoso, insiste em cenários rendilhados. Indecorosamente fatais. Pura depravação.

Alguns serviçais partidários obram a velha melodia afadistada do "desgraçadinho". Outros, bem mais caceteiros e iletrados, nem sequer dissimulam. Julgam que têm talento. Os lambe-botas, esses, apresentam-se por todo o lado, ao público. A indigestão do raminho de colunista & escribas enfastia. Não há decência. Apenas fantasia, hipocrisia e decadência.

Eis, portanto, para documentação aos vindouros ... o raminho que mais caprichou neste 2006. Ano da graça do eng. Sócrates e do dr. Cavaco. Actum est.

1. João Carlos Espada (Expresso) / João César das Neves (D.N.)
2. Fernando Madrinha (Expresso) / José António Lima (Sol) / Nicolau Santos (Expresso)
3. Eurico Barros (D.N.) / Luís Delgado (D.D.) / Vasco Rato (S.I.C.)
4. Helena Matos (Público) / Jorge Coelho (S.I.C.)
5. António Perez Metelo(T.V.I.) / Daniel Bessa(Expresso) / João Cândido da Silva(Dia D)
6. Mário Pinto (Público) / Mário Bettencourt Resendes (S.I.C.)
7. Henrique Monteiro (Expresso) / Manuel Carvalho (Público)
8. Nuno Rogeiro (S.I.C.) / Teresa de Sousa (Público)
9. Inês Pedrosa (Expresso) / Vítor Rainho (Expresso)
10. António Tadeia (C.M.) / Bruno Prata (Público) / Rui Santos (S.I.C.)