quarta-feira, 10 de maio de 2006


Leilão da Biblioteca de Bernardino Ribeiro de Carvalho - Hoje

Termina, hoje à noite, pelas 21 horas, no Amazónia Lisboa Hotel (Trav. Fábrica dos Pentes, 12/20, Lisboa) o valioso Leilão da Livraria de Bernardino Ribeiro de Carvalho, a cargo de Pedro de Azevedo, que (como sempre) apresentou um Catálogo absolutamente deslumbrante e de extrema utilidade bibliográfica. A não perder.

"[Bernardino Ribeiro de Carvalho] nascido em 1846, na freguesia de Cabaços, concelho de Alvaiázere, viria depois para Lisboa trazido por um tio, Bernardino José carvalho, que no comércio de importações e madeiras exóticas conseguira uma apreciável fortuna. Foi tal o grau de identificação que entre ambos se estabeleceu que o associou aos seus negócios e lhe deu em casamento uma das filhas, D. Maria Cristina de Carvalho. E essa actividade comercial viria a ocupá-lo de tal maneira que nela labutou até 1910, na do seu falecimento.
Dispondo certamente dos meios de fortuna assim adquiridos e animado sobretudo pela paixão dos livros, era assíduo frequentador de alfarrabistas e leiloeiras, visto que no seu espólio bibliográfico se encontram vaias espécies adquiridas na venda das livrarias do Visconde de Juromenha (1887), dos Marqueses de Pombal (1888), de José da Silva Mendes Leal e Jorge César de Figanière (1889), dos Condes de Linhares (1895) e de José Maria Nepomuceno (1897), entre certamente várias outras.

As compras que por essa e outras vias foi fazendo revelam, ao simples exame dos títulos, um conhecimento, um bom gosto, um apreço pelos livros de maior raridade e alguma preferências temáticas [Camoniana, Viagens marítimas, Arte de Cavalaria, Restauração, Orações Fúnebres e Constituições Sinodais, Invasões Francesas, Lutas Liberais, Bom-senso e Bom-gosto, Obras de José Agostinho de Macedo, Manuscritos, etc] que dele permitem traçar um completo perfil de bibliófilo ..."

[Aníbal Pinto Castro, in prefácio ao Catalogo da Biblioteca de Bernardino Ribeiro de Carvalho, 2006]