quarta-feira, 3 de maio de 2006



Entre a tesura de boca de Hugo Chávez e o raminho liberal afectado de Lula da Silva, não fica recostado o índio Evo Morales. O presidente da Bolívia diz-nos que soou a hora de cumprir a sua promessa eleitoral. Daí que, em caminhada apressada, vai de decretar a nacionalização dos hidrocarbonetos e o que mais adiante se verá. Estratégia para consolidar o poder ou um qualquer genuíno sentimento pátrio, de um radicalismo indígena há muito extinto, ainda ninguém o pode saber. Porém, desde a primeira hora, que tudo estava documentado.

É verdade que somos piedosamente poupados aos cantos & juras solenes dos devotos da política. É verdade que o que se diz hoje em qualquer paróquia militante, amanhã é puro equívoco. É, absolutamente, verdade. E aí está o eng. Sócrates & os seus antecessores, para provar essas minúcias da política. E daí, evidentemente, que os garganeiros lusos, com a candura viçosa com que nos brindam cada dia, mostrem alguma perplexidade buliçosa. Não estão habituados a tais afoitezas. Compreende-se.

Mas nada disto, porém, vaticina o que quer que seja de proveitoso, sensato ou inovador. Não bastava a guerrilha económica surda entre a Rússia e a União Europeia, o espectáculo degradante do Iraque ou a putativa frente de guerra no Irão, que a lista é infindável, para, além dos efeitos que a medida de Evo Morales provoca na especulação bolsista, surgir agora, noutro lado e noutros paragens, novas ameaças regionais tendo como pano de fundo o petróleo. Sempre a mesma narrativa. Sempre a mesma irracionalidade. Até quando?

Locais: A Petrobras e a Bolívia [Folha S. Paulo] / Bolívia não negociou porque 'não tinha que fazer isso' [Estado S. Paulo] / É o 1º ato de esquerda desde a queda do Muro de Berlim [Folha S. Paulo] / El Gobierno español expresa su preocupación e insta al diálogo [El Pais] / Las petroleras a favor y en contra de analizar con Bolivia los efectos de la nacionalización [Los Tiempos] / Lula, Morales, Chávez e Kirchner se reúnem 5ª em Foz do Iguaçu [Estado S. Paulo] / Presidente da Petrobras diz que ato pode levar a "situação dramática" [Folha S. Paulo] / Texto completo del decreto de nacionalización [La Nacion] / Un golpe de efecto para consolidar poder [La Nacion]