segunda-feira, 27 de março de 2006


A ledoras caprichosas ou elogio do carteiro

"Nestas notícias, que dou
Fofas expressões não digo,
Só vícios contando vou
" [J. D. R. C.]

O libertino devoto, presente & futuro, que imprudentemente envia admiráveis miudezas, em crespo português, para esta paróquia almocravada, não terá a protestação deste V. escrevente. Estamos em tortuosas viagens. Cheios de alegria e gozo. Em repouso literário, político & futebolístico. Em negócios financeiros. Em teimosia de "saias". Não respondemos, pois, a graças & vícios publicitários. Não "opamos" quem quer. Somos exclusivistas. Mas, por natural liberalidade, sorrimos às nossas pacientes & graciosas ledoras. Somos estremes na ocultação da luz. Vamos acertar no Euromilhões.

A modos que para fugir ao usurário de Bélem & ao "comboio do deficit" do eng. Sócrates (glória futura dos liberais domésticos), acabadas as graças natalícias & antes da Pascoela, eis que se anda "opando" por aí. Arrumamos bibliotecas, estorvamos mercenários dos livros, vamos de atravancar livrarias. Cobiçamos, equilibradamente, o mulherio. E espreita-se o novo-mundo. Embarcámos e desembarcámos. Docemente. Com o Infante D. Henrique como glória & a "caverna" de Belém no esquecimento. Vejam Vossas Mercês como o Rio está lindo!

Por isso, nem a última descoberta "sexy" do sr. Pires de Lima Filho nos esmorece, um pouco que seja, nem o subtil liliputiano Mendes nos apaixona a gramática. E, francamente, de modo algum o "contingente liberal" alapado chez dr. Cavaco, mesmo com a respeitável predicatória do inefável J. C. Espada ou o espírito de pastorícia de José Manuel Fernandes, nos tira do sério. O "raminho de cabeças pensantes", assim fermentando à do dr. Cavaco, não sugere qualquer desfenestramento semiótico. O mesmo não se diga do viçoso apito do sr. Olegário Benquerença. Ora, pois!

Assim, para a procissão prodigiosa & divertida que nos barrica o folgado mail, para senhoras magnificentes & cavaleiros d'alcova e para os indígenas instruídos da blogosfera, eis em jeito de soidade

Tom Ze - Sonho colorido de um pintorCastpost

"Sonhei que pintei minhas noites de amarelo
lindas estrelas no meu céu eu coloquei
o feio que era feio ficou belo
até o vento do meu mundo eu perfumei
" [letra, aqui]

Bom dia & bons influxos!