quarta-feira, 29 de março de 2006


Apito tecnológico

Stephen Bennett é inglês. Amiudadas vezes, a léguas de distância daqui, apita mal para desespero dos submissos patrícios. O Manchester que o diga. E o Liverpool. E muitos mais. A sua folha de trabalho é abundante de efeitos colaterais. Pior que o sujeito a apitar um jogo de futebol somente o José Manuel Fernandes a defender a incursão no Iraque ou antever o regresso de Dias da Cunha a Alvalade. Apenas a benevolência da UEFA, essa multinacional da moralidade desportiva, o carrega de galanteios. E, presumidamente, o senhor Pinto da Costa. A ordem dos factores é arbitrária.

Ora acontece que por ser inglês, o senhor Stephen Bennett é um gentleman. Como tal, por instrução superior (quiçá do inquieto Blair), resolveu participar no programa de festas do eng. Sócrates: a batalha do "choque tecnológico". Era ver o juiz inglês, em orgulho socrático, correndo no relvado da Catedral da Luz com um extraordinário auricular, da última geração. A Luz tremeu de espanto. O nosso primeiro-ministro, no camarote presidencial, transbordava de felicidade tecnológica. Não vimos o dr. Pedro Silva Pereira errando por ali, mas é possível que sim. Tudo ardente de actualidade. Tudo em virtude tecnológica.

Foi, portanto, notável o choque dos espectadores quando aos 72 m (reza a Bola) a mão dum tal Motta do Barça afagou docilmente a bola, sem que a tecnologia definitivamente funcionasse ao ouvido do juiz de campo. Neste particular, a tecnologia inglesa feneceu. O penalty por marcar contradiz, decisivamente, a nossa convicção pela modernidade. O jogo de beneficência a favor do Ronaldinho & seus excêntricos companheiros de circo é o testemunho do milagre catalão. Mas ainda temos tempo do impossível. Esperem para ver.