segunda-feira, 23 de janeiro de 2006


Presidenciais: o fim da "coisa" & o "santinho" de Boliqueime

Hoje o país, por um fenómeno curioso de explicar - mas que o prof. de eduquês David Justino & outras luminárias cavaquistas, como o pessoano Francisco José Viegas, de dedos espetados e em vaidade lambuzada certamente enxergarão - acordará inquieto, sobressaltado, desconfiado. A sensação que transparecerá em (quase) metade do eleitorado indígena será a de um enorme vazio. Na maioria que apoiou e deu o tom festivo ao ungido sr. Silva, pelo que ouviram na lenga-lenga da noite eleitoral sobre o seu presumido convívio político com o governo, perpassa já a perplexidade. Assim nos revelou o guarda-nocturno, posteriormente confirmado pela criada de quarto, ao serem contraditados nesse "obscuro objecto do desejo" de não querem sustentar o eng. Sócrates até aos tempos findos de 2009. E que o novel Presidente demoliu na sua cassete de agradecimento pátrio. Pobres desalentados.

É certo que haverá um brilho "celestial" nalguns (raros e sinceros) eleitores do "santinho" de Boliqueime, para quem a ideia de "empatia pessoal" e de "contrapeso" adjacente, explica tudo. O caso da guinada cavaquista do comovente Paulo Gorjão, recostado ao seu Bloguítica, é elucidativo. Embora careça de autópsia futura. É que ladrilhar promessas sempre foi fácil. O ex-governante Cavaco Silva aí está para o confirmar, em tempos idos. Haverá dúvidas!?

Sabemos, no entanto, que a terra prometida tem sempre encantos na hora do vencimento. E de facto, ao que julgamos, o dr. Cavaco impressionou pelas promessas aventadas aos seus ridentes crentes. O "santo" de Boliqueime, homem modesto e simples (como suspira a tradição e não só o prof. Marcelo), triunfa pelo assombro com que afiançou "defender o futuro dos portugueses", correr com a crise mental e económica que avassala o reino, salvar a pátria. Administrando com espírito de sábio a "coisa", a partir de Belém. Em suma ... governar! Não há outra razão mais. Eis como se compreende a angústia do nosso guarda-nocturno. Ou a tragédia da reforma da nossa criada de quarto. E de outros, perante as medidas impopulares de Sócrates. É bom de ver a tragédia que os (nos) espera de toda essa excitação pré-eleitoral. P'rá mais tarde recordar. Porque lhe serão, decerto, cobradas as promessas.

A ecologia dos afectos, presente no "quadro de estabilidade" governativa, tão suplicantemente reafirmada pelo candidato Aníbal foi bem envasada. 10 anos de irredutível silêncio. Nem um embaraço, nem uma fervorosa reprimenda à canalha que nos governou (aqui, na Europa e no mundo). Nem um furtivo desagravo. Habilidosamente o "santinho" de Boliqueime escondeu a bengala político-partidária & desenvolvimentista. O país e o mundo derivavam em requintadas "modas" e o "mestre" abalizado para a matéria mudo e quedo. A sombra do dr. Aníbal nem se via. Ninguém, evidentemente esclarecido, o ouviu harpejar o que quer que fosse. Eis a cegueira colectiva ou o milagre do "santinho" de Boliqueime. Nada de mais.

Por isso, sem um candidato credível (à populaça, entenda-se) que o contrariasse, sem a amargura da acareação, a oração declamada pelo dr. Aníbal nunca podia deixar de ganhar. Passe a tentativa nobre e corajosa de Soares, Louçã e Jerónimo, que, com mais ou menos erros cometidos logo entenderam a teatralidade da "coisa", a "comédia" eleitoral do dr. Aníbal era triunfante. Como foi. Grandiosa e burlesca. Até ver!