segunda-feira, 14 de novembro de 2005


Os «anõezinhos» do dr. Cavaco

"... No tempo do Eça, um estadista tinha algo que lhe dava, frente aos demais, uma forte e escandalosa dissemelhança: - a testa. Os ministros não tinham cara, nem termo, nem sapatos. Eram só testas." [Nelson Rodrigues]

Há alguns dias atrás, fomos ao "Portugal precisa de si". O génio solitário do candidato Aníbal, os milagres económicos do mestre, o charivari angariador dos "anõezinhos" do dr. Cavaco e a testa extraordinária do professor, a isso obrigavam. Subimos a escadaria lúgubre do "Portugal Maior", em piedoso e misericordioso passo, e acabámos numa espécie de colégio interno. Tal era a fé luminosa que daí brotava.

Lá no alto, pairando em eterna memória, foi-nos oferecido a biografia do mestre. Extensa, imponente, muito paternal. O quadro idílico do dr. Cavaco, oferecido aos voyeurs virtuais, e onde o mestre jaz, para a eternidade, em afectuosa companhia de Clinton, Filipe González e João Pulo II, foi um verdadeiro pão espiritual. O tom reflectido e sóbrio do candidato no segredo da solidão do seu escritório, anunciava o austero biografado. O remanso presidencial. A glória que a todos fulmina.

A devassa, generosa e benevolente, que o dr. Cavaco nos consentiu, é um tesouro escondido. Uma oferta inestimável. Um documento profundo. A lista dos emproados apoiantes, que se atropelam num arquejar extenuante nas escadarias e salões da mansão do dr. Cavaco, é assombrosa. Presume-se que o homenzinho não cabe em si de contente. A saudade da administração do dr. Cavaco, para os discípulos, aparentemente desocultou a figura do putativo "pai", passando a ser uma purgação (catharsis) pulsional. Por isso, a excitação bloguista do "Pulo do Lobo" põe fim à neurose traumática de todos estes anos. Anos de perversão libidinosa da esquerda, evidentemente. E que o "Pulo do Lobo", excitantemente, nos explica.

Siga-se, pois, o viço (de mocidade) na escrita de Pedro Lomba, apóstolo da "superstição" liberal; atente-se no inconformismo depressivo do Francisco, vassalando o dr. Cavaco em prol da luta psicótica contra o suposto Lula indígena, que esvoaça entre nós; consinta-se na originalidade superior e a dedicação melosa de João Gonçalves, que, com aprumo & em animado esforço, supervisiona o gentio e nos acorda para a educação sexual; tenha-se piedade cristã com a inteligência de Miguel Noronha & o seu "état de détresse" e não se permita que Chavez, Saramago, a revolução francesa, os comunistas e os loucos dos asilos do Estado-Social exacerbam mais a sua alma neoliberal (glória a ti dr. Cavaco!); e, por fim, embrulhe-se o escriba de política económica da Universidade do Minho, Fernando Alexandre - que com rigor cientifico faz a sua oratória em publicações económicas de referência como o Diário do Minho, o Interior, o Jornal de Negócios ou o Diário Económico -, com emoção curveteada, autorizando-se que leccione, em quantum de afecto, a política económica & orçamental dos bons tempos do dr. Cavaco às criancinhas do básico e secundário. O dr. Cavaco, paternalmente, agradece. E nós ficamos remoídos de inveja. Inteligentemente, claro!