quarta-feira, 30 de março de 2005


Memória: It's the Economy, Stupid!

Enquanto Abril tarda, algo saudosos devemos confessar, lá regressámos a Adam Smith e a Ricardo, à economia política e ao seu discurso. Sempre esse princípio deslumbrado. No apuro da escolha não encontrámos qualquer fenómeno natural, auto-regulado, estático, despojado de poder, mas sim um lugar de jogo de poderes. O "teste de mercado", que sempre se deu bem com a regulamentação nos tempos de Reagan e Thacher, foi o que vimos: crise e recessão mundial, aumento das desigualdades sociais e inter-regionais, guerras sem fim à vista.

O novo modismo neo-liberal do supply-side, a curva de Laffer, o velho pronunciamento de equilíbrio geral, não nos excitou. Há muito se sabe a confusão ideológica entre crescimento, desenvolvimento económico e distribuição de rendimento. Lembrámo-nos, tout court, do lento desnudar de Kaldor e Pasinetti, da Escola de Cambridge, a partir da análise de Harrod-Domar. Relemos a crítica feita de Samuelson e Modigliani, que ao contestarem a validade do caso Pasinetti, acentuam a propensão a poupar dos trabalhadores como motor do processo de crescimento. Sorrimos. Deixámos de lado Von Neuman e Leontief, os modelos de reprodução simples e alargada de Marx. Coisas de culto divino, que o tempo lembra.

Mas a transformação de valor em preços era bem mais curioso. Lá andámos com Piero Sraffa, acompanhando o renascimento da economia ricardiana (afinal era possível falar de conflito de classes em função da repartição do rendimento, sem o recurso ao conceito marxiano de exploração, pasme-se), Bortkiewcz, Winternitz, Morishima, Meek, Seton, Abraham Frois. Pairámos em Steedman, com algum azedume, mas nunca deixámos a teoria do valor. E ela, ao que parece, está de novo aí, finda que está a dormência a que se sujeitou. Porque a economia política sempre foi uma admirável metanarrativa, com algumas flores de génio.