quarta-feira, 2 de março de 2005


Comité Revolucionário Provisório de Kronstadt [2 de Março de 1921]

"... A insurreição de Cronstadt, nascida de revindicação de eleições livres dos sovietes, chegara a concepções que poderemos chamar de anarco-sindicalistas, tomando esta expressão no seu sentido correcto e não naquele polémico e pejorativo habitual. Sem negar o papel dos sovietes, os insurrectos queriam a sociedade administrada pelos sindicalistas reorganizados que se unificariam livremente à escala Pan-russa com associações de produtores. A maturidade política dos insurrectos aparece ainda mais nitidamente quando se considera que, tendo em conta a conjuntura particular dos princípios de 1921, eles tentavam resolver o problema do campesinato e a sua relação com a classe operária. A sua proposta visava até o desenvolvimento da agricultura sem provocar ao mesmo tempo um aumento do trabalho assalariado nos campos (Ao contrario do que fará a NEP) ..."

[J. Barrot, in Notas para uma análise da Revolução Russa, Cadernos de Hoje, 1972]

"... O esmagamento de Cronstadt e a proibição da Oposição Operária [nota: Alexandra Kollontai, Bukharine, Preobajensky, Radek, Chiliapnikov, Bela-Kun, etc.] mostram a vontade dos dirigentes em subordinar toda a acção à nova orientação económica, cuja execução passa evidentemente (e não o inverso) pelo reforço do aparelho de estado, com o qual o Partido [PCR(b)] tende cada vez mais a confundir-se ..."

[A Velha Toupeira (?), in A Oposição Operária, de Alexandra Kollontai (introd.), Afrontamento, Janeiro de 1973]

Locais: The Kronstadt Provisional Revolutionary Committee / The Kronstadt Uprising 1921 / The Kronstadt Commune 1921 / Russian Revolution of 1917, series of events in imperial Russia / A Revolta de Kronstadt