quinta-feira, 7 de outubro de 2004


[Evocar Clausewitz]

[incerteza acerca dos factos] - "... a grande incerteza acerca de todos os dados constitui uma dificuldade particular da guerra, pois toda a acção se realiza, por assim dizer, numa espécie de crepúsculo que, por vezes, confere às coisas um aspecto nebuloso ou lunar, uma dimensão exagerada, um cariz grotesco.

A falta de visibilidade que esta fraca iluminação traz consigo tem de ser compensada pelo talento da adivinhação, ou tem de se deixar abandonar à sorte. Na ausência duma sabedoria objectiva, é necessário aqui, ainda, confiar no talento e até mesmo na benevolência do acaso"

[a astúcia] - "A astúcia supõe uma intenção dissimulada e opõe-se por consequência à atitude recta, simples, ou seja directa, do mesmo modo que uma palavra do espírito se opõe à demonstração directa. Portanto ela não tem nada em comum com os meios de persuasão, do interesse e da força, mas assemelha-se em muitos aspectos à impostura, a qual também oculta a sua intenção"

[Ataque e defesa] - "... Qual o objectivo da defesa? Conservar. É mais fácil conservar do que adquirir; de onde se segue imediatamente que, supondo que os meios são iguais dos dois lados, a defesa é mais fácil do que o ataque. Mas de onde provém esta maior facilidade da conservação e da protecção? Do facto de que todo o tempo que se escoa inutilizado se torna proveito do defensor. Este colhe onde não semeou. Toda a remissão do ataque, em consequência de visões erradas, de receio ou de insolência, é favorável ao defensor"

[Carl Von Clausewitz, in Da Guerra, P & R, 1976]