domingo, 1 de agosto de 2004



Pierre Bourdieu [n. 1 Agosto 1930-2002]

"... o livro de P. Bourdieu e de J. C. Passeron, Les Héritiers, permanece actual (...) este livro chama a atenção para os mecanismos que, no interior da própria escola, transformam as desigualdades sociais em desigualdades escolares. Em particular, desmistifica a ideologia do dom, que olha como «natural» o que é, afinal, herança cultural de classe. «Os estudantes mais favorecidos», escreve, Bourdieu e Passeron, «não só devem ao meio de origem os hábitos, o treino e as atitudes que lhes são mais úteis nas tarefas escolares, mas herdam também saberes e um savoir-faire, gostos e um bom gosto, cuja rendibilidade escolar, embora indirecta, não deixa de se verificar (...)

Assim, estes dois autores concluem que nem as desigualdades esconómicas nem a vontade política bastam para explicar a discriminação escolar - o sistema educativo contribui também, através da sua própria lógica, para assegurar a perpetuação do privilégio. A igualização formal face à escola (a «igualdade de oportunidades») jamais conseguirá, portanto, superar as desvantagens dos alunos oriundos das classes trabalhadoras ..." [Maria Filomena Mónica, in Escola e Classes Sociais, GIS, 1981]

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