sábado, 14 de agosto de 2004


[Da Súcia-dade]

O regaço do poder político é um acto preliminar que desnuda qualquer virtude ansiosa. E sabe-se a tentação do lusitano pela delação, facécia e torpeza, que ciclicamente surge na batalha das ambições políticas, mesmo que aqui e ali subsista a lenda de egrégias santidades, evocadas entre burlescas vaidades e sublimes actos de fé pela coisa pública. De facto, a peça político-policial que assistimos, via processo Casa Pia, tornou-se uma venda a retalho de informações entre jornalistas, a classe política e responsáveis de Instituições, um lugar comum da denúncia, uma comédia maledicente, uma vida torpe, que o indígena afastado da azáfama do exercício do poder muito aprecia. Somos sempre deliciosamente esforçados em qualquer obscenidade.

O assunto das K7s (presumivelmente) roubadas adensou a curiosidade do Portugal profundo. Suspeitamos que, ungido de luar, não há nenhum português, supostamente ilustrado, que não murmure adocicadas análises e enfastiadas urdiduras em noutes de passeio à beira-mar. Pior ainda: dão-nos requintadas teorias, sarcásticas insinuações, cínicos prantos, curiosos pastiches. Modulando e manipulando informações a seu belo prazer, à putativa nobreza da dor que furtivamente expelem em artificiosas efabulações resta a pouca serenidade com que lançam dissimulados avisos à navegação, reparos desbragados sob a lei e o direito, visando neutralizar qualquer reflexão sobre o estado da justiça e o exercício da cidadania. Ao que se presume, cabe unicamente às elites o entretimento, a inteligência e o saber dessa demanda, enquanto o povo ironicamente sobrevive, por iliteracia técnica-jurídica e política, graças às emoções das leituras dos jornais, revistas e blogs.

Assim, as diversas peças paridas à volta desta intriga de Verão são, manifestamente, para todos os gostos e suspiros.

Há a chacota da maquinação e descredibilização do processo Casa Pia pelos beneditinos jornalistas do CM (extraordinário trio de ex-jornalistas desportivos, os 2 Octávios mais o Marcelino) que engordaram o improviso da investigação à custa de ilegalidades pífias e manipulações graciosas e que agora, convertidos que foram ao estado de indignação legalista, despertam caricaturalmente para a defesa da lei, com o Sindicato dos Jornalistas como patrono e o MP ausente. Rodeados de "fontes" que controlam sem qualquer incomodidade, o requinte manipulador do Octávio e Cia empolgam a movimentada plateia de probos defensores do estado de direito. Como está em marcha o tal processo de descredibilização, pouco importa assuntos perfeitamente inócuos, como o segredo de justiça, a ética jornalística ou a manipulação de informações. Aliás se tais episódios sempre existiram, porquê perder tempo como isso? Estão nesta sensibilidade veneradora o CM, parte do MP e do Governo, o "prisioneiro" desnudado Souto Moura, o excomungado Salvado e os fogosos Manuel & José da GL. Aliás, os resfolegantes posts destes últimos opiniosos bloguistas atingem o paradoxo de instruírem a plebe da blogosfera sobre os malefícios de ilicitudes havidas, via a autópsia de um post de JPP - o que não deixa de ser hilariante procedente de quem vem - a par d'outras calcetadas pistas a seguir, em deslumbramento e inspiração.

Noutro lado, persiste a comédia de capa e espada da cabala contra o PS e Ferro Rodrigues, agora claramente vigorosa dada as transcrições d'O Independente, o posicionamento da PGR e a delinquência entre jornalistas e importantes figuras institucionais. Por outro lado, a entrevista a desoras do ex-director nacional da PJ - revelando desconhecer "o quid obscurum do métier" - é um remoque a quem o incumbiu de singularíssima tarefa, que por ora se desconhece. O que não deixa de ser significativo e perturbador.

Por último, os frémitos desta semana parecem não abalar a monotonia da PGR, se tivermos em conta o anterior caudal de comunicados proferidos e a precedente chinfrineira de mau gosto de Souto Moura, face aos agora muito mal-amanhados comentários sobre todo este caso. A trapalhada é para continuar. Avancem os próximos.