quarta-feira, 7 de julho de 2004

Livros & Arrumações

- No Arquivo de Viana-do-Castelo Repositório de Estudos & Curiosidades Regionais, Vol. I, nº 7, 1934, há um texto do Coronel Pereira Viana sobre "A Estação do Caminho de Ferro de Viana-do-Castelo" onde nos diz que, "quem projectou o edifício da estação" foi o engenheiro que "dirigiu a sua construção", de nome Alfredo Soares, confirmado pelo dizer de várias personalidades, entre elas António Arroio. E em nota de roda-pé informa que além desse edifício, também se ocupou da Estação de Campanhã.

- Curioso livro de Muhammad Rashid, que tinha antes publicado o "Portugal é a Kundâlini" (1974) e "Aos Pés do Mestre" (1974), intitulado "Única Grande Ode" (1978), com dedicatória impressa "ao meu Irmão Jorge Godinho o Actor dos Pés em Sangue a declamar a Única Grande Ode aos Pés do Mestre" .

"... As três coisas que eu amo mais na vida são as mulheres, o haxixe e as orações. A mulher em primeiro lugar e as orações em último porque o homem deve conhecer a sua própria alma antes de se voltar para Deus" / "tenho horror às palavras em préstito, escorrendo um líquido mole e pegajoso. O que eu procuro nos livros é outra coisa viva que se pega ao papel e à tinta"

- Separata da Revista Gil Vicente, vol XXV, 1949 (Guimarães) de Luís de Almeida Braga, "Loa do Vinho Verde".

"... Guerra Junqueiro, senhor de largos vinhedos entre fragas assustadas, assegurava a Eça de Queirós que para acompanhar o melhor manjar do mundo não hesitaria em escolher o vinho verde de Monsão. Gil Vicente já tivera por certo que à beira dele tudo era água-pé desenxabida. Na esbraseada gândara alentejana o chilreador Fialho amansava o génio recordando a satisfação que tivera em achar no vinho verde a meiguice dos beijos e o travo inocente das amoras ..."