terça-feira, 13 de julho de 2004

Livros & Arrumações

- importante publicação do manuscrito «Despertador da Agricultura de Portugal» de autoria do intendente D. Luís Ferrari Mordau, valioso para a história da economia portuguesa do século XVIII, sob direcção de Moses Bensabat Amzalak, Lisboa 1951. Inocêncio Francisco da Silva e, posteriormente, Brito Aranha (Bibliografia da Exposição Agrícola de 1884) referem-se a Luiz Ferrari Mordau e ao seu livro manuscrito, ao que parece adquirido "por Brito Aranha à família do falecido juiz Almeida do Amaral que o comprou entre os anos de 1830 e 1840 a uma ferro velho". Diz-se mais: "Por estas indicações sabe-se que pelo menos existem dois exemplares deste manuscrito um na Biblioteca Pública Eborense, e outro que pertenceu a Brito Aranha e cujo paradeiro actual ignoro". Amzalak na sua introdução refere que o «Despertador da Agricultura de Portugal», "reflecte as ideias da época sobre a agricultura [e] revela a influência do fisiocratismo".

- um artigo de A. De Magalhães Basto, publicado no Terceiro Congresso (p. 461 a 491) intitulado "Notícia dos manuscritos pertencentes à história do reinado de D. Sebastião que existem na Biblioteca Pública Municipal do Porto". Curioso.

- invulgar "mensário de critica livre" denominado "Pró Musica", propriedade e edição de Ruy Coelho. No nº 1 (1 de Novembro de 1916) existe uma polémica interessante com Freitas Branco, Humperdinck, Moreira de Sá e o próprio Ruy Coelho.