quinta-feira, 11 de dezembro de 2003

O NOSSO DESASSOSSEGO



"/ Tudo interstícios, / Tudo aproximações, / Tudo função do irregular e do absurdo, / Tudo nada. / É por isso que estou tonto ..." [Fernando Pessoa]

"Leve o diabo a vida, e a gente a tê-la" [Álvaro de Campos]

É muito possível que as coisas devam ser, sempre, assim. Que nos dias-ligados-a-dias sem dormir nocturno tudo se reduza, afinal, a este imenso cansaço, virtudes déspotas, mal-estar revolto, desassossego, agitação sem graça, venalidades, tudo numa intensa agitação em desvairadas linguagens, que nos desagua porta dentro, pateticamente.

A televisão, esse electrodoméstico, é a nossa desvelada fresta do mundo. Todos os dias nos lembra o dizer de Bernardo Soares: "não sei que sentido tem esta viagem que fui forçado a fazer, entre uma noite e outra noite, na companhia do universo inteiro”". Porém, somos espantosamente reincidentes.

Ficamos confundidos nessa mágica Barrosista, do trânsito da cooperativa Universidade Lusíada a fundação austera e de prometida estimação, que afinal é, unicamente, um genuíno desvario natalício oferecido aos seus amigos; temos brutais pensamentos quanto ao fado desse invulgar gestor Tavares Moreira, sem-abrigo em conselhos de administração durante sete anos, mas coagido a ser porta-voz e fechadura governamental, a contra-gosto; guardamos rancor aos defensores desse putativo candidato à agregação, que no acto recolheu bolas negras suficientes para lhe barrar o acesso à carreira docente e a uma vida decente, pois o receituário legislatório académico, evidentemente democrático, não atende tarefas de alegação e justificação de posições tomadas, que os lentes ainda por cá andam; suspiramos quando ouvimos a dança da economia, essa deusa das lamentações ou muro da Ferreira Leite, aonde todos os folgazões neocon, em engraxados défices, marcam o ritmo de tanto a moer, mas que os números (oh! sopro maldito) contradizem em pancadas surdas todos os trimestres; esfregamos as manápulas, gulosamente marialvas, quando Portas o Grão-Vizir confessa que bateu politicamente na Cruz Vermelha Soarista, que é bom desencorajar as artistas sagradas, enquanto examinamos com volúpia, de soslaio, as nossas patroas na cozinha.

Decididamente, não somos sonhadores, porque verdadeiramente o " sonhador é que é o homem de acção" [Bernardo Soares]. Nós, decididamente, mortos.